Pessoal, numa altura em que se assiste a um crescente aparecimento de novos agrupamentos de escuteiros um pouco por todo o país e em que a divulgação do CNE a todas as pessoas, quer pelo próprio, quer pelos meios de comunicação social parece vir a aumentar, deixamo-vos aqui uma nova questão de opinião: Actualmente, quem somos nós aos olhos da sociedade?
Ainda no passado domingo passou uma reportagem sobre os escuteiros da região de Lisboa no dia de S. Jorge no programa 8º Dia; ontem uma nova reportagem, desta vez sobre a DRAVE, passou igualmente na televisão... A mensagem transmitida parece ser boa... Mas também chovem todos os dias caricaturas (ainda há dias se postou uma aqui no blog), comentários depreciativos, críticas nada construtivas e até mesmo colunas de jornal a colocarem em causa a legitimidade da nossa continuidade...
Posto isto, de que forma pensam que a actual sociedade nos tem em conta? Terá havido algum tipo de evolução no seu pensamento? Ou continuaremos a ser os «meninos que têm a mania que são bonitos mas que não fazem nada»?
Deixem a vossa opinião e, se possível, partilhem algumas das vossas experiências pessoais a este nível, fruto da vossa convivência com não-escuteiros.
7 comentários:
Olha Mário, tenho mais uma vez, antes demais, que te dar um grande "Bem Haja"...
Sensacional, tens colocado questões que merecem sem duvida ser debatidas por todo o seu interesse e conteúdo...
Esta é mais uma questão que realmente não nos passa completamente ao lado...
O que realmente importa é o nosso espirito, a força, a garra e a determinação em sermos e nos sentirmos Escuteiros de verdade!
Eu, como todos vocês sabem iniciei a minha vida escutista bastante tarde... mas como um dos meus lemas é "mais vale tarde que nunca"... cá estou eu e muito feliz por fazer parte desta grande familia escutista.
No entanto, como tu dizes e bem, vou estando aos "olhares cortantes" desta sociedade, vou ouvindo constantemente "piadinhas" que obviamente não interiorizo... pois as pessoas falam mas sem conhecimento de causa...
Mas eu deixo aqui um apelo, especialmente para essas pessoas que costumam criticar o escutismo e os escuteiros...
Venham até nós, tirem um tempinho das vossas vidas e venham conhecer o Escutismo...
Talvez fiquem com uma ideia diferente e não questionem mais o que ando eu a fazer no meio dos "putos"... e supostamente a "perder" o meu tempo...
Não é perder tempo, acreditem, é Ganhar uma Vida Melhor!
Bem jogado Bela..pois é..hj em dia e cd vez mais s ouvem piropos sobr o Escutismo,sobr os escuteiros..Mas tb s costuma dzr k 'dor de cotovelo é lixada' e parece k mta gent k fala é pk ñ tem nnhum passatempo d k s orgulh(s bem k para mim o escutismo é mais k um passatempo)e s calhar té gostava d sbr cmo s faz escutismo,cmo s pratica o escutismo..Conheço tb pessoas k até gostavam d ser escuteiras mas por diversas razoes ñ lhs é permitido entrar no nosso mundo e saborear o k há d mt bom na nossa sociedad..No fim de tudo,somos escuteiros e com mt gosto e ñ é plas criticas(boas ou más)k seremos melhores ou piores..somos akilo k somos,ñ akilo k os outros kerem..
CNE smp..
té..
Mais uma pergunta inquietante. Quem somos nós aos olhos da sociedade? Necessariamente fomos diferentes, com tudo de bom e mau que essa condição nos traz. A diferença, assim como a mudança, assusta as pessoas, faz com que encarem essa realidade de modo adverso... ou pelo contrário a diferença atrai e desconcerta. Penso que a sociedade, muito vezes não nos conhece, fala de nós como um realidade distante e autónoma. E nós somos uma realidade perto dos outros e sempre em união com eles. Para perceber a magia que envolve cada escuteiro, é obrigatório entrar para o movimento... é necessário deixar-se levar... ir mais longe. Como explicar aos outros que preferimos dormir numa tenda do que estar sempre no aconchego do nosso quarto!? Como explicar que adiamos uma ida “aos copos” com amigos, porque temos um importante Conselho de Agrupamento!? Como explicar que preferimos acordar cedo ao domingo para ir à missa do que ficar na cama a recuperar da noite de sábado!? Como explicar que aguentamos mais que dois dias sem tomar banho, sem que no entanto nos preocupemos com isso!? Como explicar que amamos estar toda a noite à volta de uma fogueira a cantar músicas e a comer chouriço com broa!? Como explicar que gostamos de andar quilómetros a pé, mesmo com dores nas pernas e bolhas nos pés!? Como explicar que “gastamos” horas com os outros, apenas pelo prazer de estar com eles!? Simplesmente não se explica... vive-se, aprende-se a saborear, a apreciar... Mas indo directamente à questão colocada... Pois, aos olhos desta sociedade secularizada, hiperactiva, sem tempo... somos “uma luz no firmamento”, somos um objectivo a atingir, somos um exemplo... As criticas que nos fazem, as piadas, os comentários depreciativos, as colunas nos jornais que colocam em causa a legitimidade da nossa continuidade... são apenas e só mais uma prova da nossa diferença... do “vazio” que sentem muitas pessoas, por não poderem ou não conseguirem chegar até nós... Essas criticas e comentários são tão úteis a nós escuteiros... prova que não estamos parados... estamos plenamente empenhados na construção de um mundo novo. “Meninos que têm a mania que são bonitos mas que não fazem nada”, é exactamente o fazer alguma coisa que assusta os nossos críticos, é a força e audácia de ir em frente que os faz comentar, é o nosso lema “servir” que os empobrece... os inveja, os questiona... Estamos abertos aos outros, estamos conscientes que não somos prefeitos, que temos arestas para limar, que temos muito caminho para trilhar, mas estamos certos que com a mochila às costas, a tenda, a vara, o pão e o evangelho... somos capazes de construir homens-novos, para uma sociedade renovada e feliz... Vamos ser cada vez cada mais escuteiros... vamos ser um ponto branco, mesmo que pequeno, neste nosso mundo tão cinzento... Vamos servir...
Força amigos escuteiros...
Uma forte canhota, o Gonçalo da I Secção.
Um comment à Gonçalo..nem mais..ta tudo certo..K mais há a dizer?Só gostava k mt gent viess aki a est blog e lê-s o k escrevemos,o k sentimos..ms k lessem com olhos d ver,pk so assim s percebe o k ta escrito..Bem jogado Igo..
1067 4ever!
té...
É por saber que tantos são os que perdem a oportunidade de ler comentários como estes que tanto me empenho na tentativa de trazer mais gente ao blog...
Continuem assim! ;o)
Cumps a todos!
[Mário]
lol..e o próximo post está feito nessa perspectiva,certo?lol..eu ja dei o meu palpite..s é k era para isso k foi feito..lol..para dar palpites..xD Grande Mário!
té..
Ja deixei 1 pegada nexe post a responder t mas ya, é exe o feeling! ;o)
[]
Enviar um comentário