quinta-feira, 21 de junho de 2007

AGRUPAMENTO (Opinião)


Porque não apostar no merchandising?


Ultimamente, e com alguma pena da nossa parte, temos vindo a assitir a um certo declíneo do número de escuteiros do nosso agrupamento. Quem não se lembra de os exploradores levarem três e quatro patrulhas aos acampmentos de núcleo ou de o grupo de pioneiros ter cerca de 30 elementos? Pois é, é um passado recente... Contudo é também um passado que ameaça afastar-se da actual realidade a uma velocidade vertiginosa...

Porém, se é certo que nos entristece um pouco esta situação, também é certo que provavelmente não fazemos tudo o que está ao nosso alcance para aliciarmos novas pessoas a aderirem ao CNE, concretamente ao nosso agrupamento... Deixamo-vos então aqui uma nova questão para gerar a vossa reflexão: Porque não iniciar o próximo ano escutista a apostar forte em estratégias publicitárias ou de merchandising (chamem-lhe o que quiserem)?

É um facto que ainda nem sequer terminou este ano de actividades. Contudo, se queremos proceder a investimentos seguros, devemos começar a planeá-los com tempo. Obviamente que não somos ricos, e o objectivo desta ideia também não passará por sobrecarregar as pessoas com informação visual, mas por certo que terão algumas ideias para levar a cabo esta divulgação, que não a simples passagem de palavra ou observação directa das actividades, motivos que, habitualmente, trazem as pessoas aos escuteiros. Já pensaram que muitas pessoas nem sequer fazem uma pequena ideia da mística escutista e das actividades que desenvolvemos?

Quer tenha sido sua intenção inicial ou não, o próprio blog começa já (e com bastante contentamento nosso) a servir de exemplo! E vocês? Concordam com esta sugestão? E que outras ideias têm?

Os comentários do blog têm andado um pouco em baixo nas últimas semanas, mas não deixem de participar, pois só assim poderemos discutir vias de melhoramento para o nosso agruipamento e para o movimento!

8 comentários:

Anónimo disse...

Tns razao qd dizes q o noxo agrupamento ta a diminuir bastant em termos d numero d elmentos mas tb tens d concordar q mtas vezes eramos mts mas praticament nunca apareciam todos nas actividades d sabado... vinham simplesment aos acampamentos!!!

simplesment temos d incentivar novas pexoas e tb contar o q fazemos!!
por exemplo levar agr ao acampamento d agrup pa ver como trabalha mais ou menos o escutismo!!!

bjs ptt

Mário Silva disse...

Por vezes, por suscitar certas questões de opinião aqui no blog, não quer dizer que eu próprio reveja em mim as questões que vos coloco, fazendo-o unicamente para capturar diferentes opiniões e promover a troca de ideias e argumentos.

Porém, devo dizervos abertamente que não é este o caso, pois sou inteiramente a favor de que se possibilite às pessoas um melhor acesso às nossas premissas básicas.

Isto não que dizer fazer uma esp´´ecie de campanha política, de nada serviria colocar placards a dizer simplesmente "CNE - Adere!" ou "Agrupamento 1067 Pampilhosa - Experimenta!"... As minhas ideias passam por demonstrar às pessoas um pouca daquilo que fazemos, pois tal como disse no post, muitas não têm ideia de quais são as nossas actividades preferenciais... Vêem-nos de vez em quando mas, se há uma minoria que vê, gosta e vem experimentar, a maioria olha-nos com desconfiança e mediante preconceitos e ideias erradas, do génere "escuteiros são os que andam sempre a pedir dinheiro e ajudam as velhinahs a atravessar a estrada" ou "ah eles têm a mania de ir acampar e de armarem em trabalhadores mas não fazem nada de jeito"... Isto é uma realidade!

Deixo aqui algumas sujestões:

- Podíamos fazer uma espécie de workshop por exemplo durante os meses de Setembro e Outubro, ao domingo e à porta da igreja! Levávamos a princesa e estacionáva-mo-la lá no largo, montávamos ao lado uma barraquinha e aí espúnhamos material escutista, (farda, t-shirts, autocolantes, suporte escrito...) e ao lado fazíamos uma pequena simulação da vida em campo, com tendas, ferramentas e pessoal e encenar cenas de trabalho... Também se podia fazer um slideshow com fotos de momentos que expressem actividades que fazemos habitualmente para estarem constantemente a passar em ecran...

- Distribuir panfletos informativos que esclarecessem por escrito as pessoas cerca das nossas motivações

- Utilizar o placar do Jardim de BP para expor uma tela com um design misto de símbolos escutistas e fotos de grupo e de actividades...

Enfim, são algumas ideias, não sei se concordam mas estou convicto de que cativariam imenso sobretudo o pessoal jovem, mas toda a população em geral!

Que dizem?

Viva o CNE!

1067 sempre!


::[Mário]:: ;o)

Mário Silva disse...

Eh pa escrevi tanto que a ines teve tempo pa se adiantar e comentar 1º do q eu! Lol! Boa ines, é essa a motivação! Quero ver + pioneiros por aqui! ;o)


[]

Anónimo disse...

bem,estou mt admirada d ver aki a menina inês!!não é nrmal..mas aind bem k vieste ver o blog i k komentaste..=) lol bem,kuanto ao tema de conversa k tu lanças aki,realmnt está mesmo a haver um declinio do numero de escuteiros existentes no nosso agrupamento!eu entrei paí a 4anus e meio e mesmo nexe tempo,k n foi ha mt,ainda havia muitos escuteiros..era muito mais divertido!mas ké k s ha-de fazer..as pexoas kerem sair i nos nao podemos fazer mt..temos k promover sim o nosso agrupamento e as coisas boas k s fazem cm escuteiro! teh**

Anónimo disse...

é verdade k o nosso agrupamento tem diminuido em termos de pessoal..mas tb é certo k as actividads têm sido boas e k temos conseguido atingir alguns obectivos..sou da opiniao k o Escutismo ñ é para todos..k é necessario ter o espirito certo para estas andanças e,aproveitando a ocasiao,deixo aki uma critica,tentando ser construtiva(lol),e mais virada para os exploradores,ainda k ñ seja vista por mts k deviam ver,em k vejo algumas actividads em k os meninos ou ñ s podem cansar,ou faz mal dormir ao relento,ou ir daki para o outro lado tem d ir d carro,ou k lhs falta umas camisola e 'mae,vem-me trazer uma camisola',etc..axo k kand entramos nos escuteiros e/ou mais propriament numa actividad,devemos apenas pensar ond estamos e o k estamos a fzr e o k é exterior ñ entra nas nossas actividads,ñ nos perturba..salvo raras excepçoes,obviament..nós estamos nos escuteiros e temos d ser cmo guerreiros e ñ deixar d fzr algo pk estrago as unhas e ñ deixar o outro fzr o k ker k seja..é por isso k digo k nos escuteiros deve andar gent k aprenda a gostar disto tal cmo é o escutismo,ñ trazer outros costumes cmo tenho visto,e,sincerament,ñ gostado mt..no entanto,isto ñ implica k ñ xamemos mais pessoal,mt plo contrario..é nosso dever trazer um amigo,um vizinho,experimentar um sabado de escutismo,tendo d s sugeitar às nossas regras,aos nosso principios, o k acredito k haja aí mt boa gent com gabarito para ser escuteiro..ms hj em dia sabemos k para mts tem mais piada uma consola ou andar por aí a vandalizar..poderemos realment pensar em campanhas d publicidade para atrair gent ao escutismo,mas tb temos d ter em atençao às nossas possibilidads,no nosso agrupamento..considerando k cd secçao deveria ter,no minimo 3 chfs e nest momento temos os 3 chfs ms é para as 4 secçoes,é certament complicado kerer mais jovens no movimento..para termos elementos é primeirament necessario termos chefia..e nest momento o nosso agrupamento ta debilitado ness aspecto e axo k a tal publicidad,ou o merchandising cmo s diz,nesta altura ñ faz mt sentido..poderemos sim apelar a pais e amigos mais velhos,ou mesmo gent k ñ conheçamos de vista e k nos falem disto,para a intrusao no escutismo,na nossa chefia pk estamos mesmo com dificuldades d chefia..sou totalemnt a favor d puxar para o agrupamento mais jovens,mas nest momento axo um bocado fora das nossa possibilidads..
1067 4ever!
té..;)

Mário Silva disse...

Gostei do teu comentário semedo!

Sabes que quando eu sugeri estas estratégias, não esteva obviamente a requerer uma antrada massiva de pessoas para o agrupamento! Estava mais virado para o facto de muitos do "mugles" (como nós dizemos na brinacadeira) não fazerem ideia da verdadeira dimensão e mística escutista e de alguns se calhar até se reverem nela!... Se lerem atentamente o meu comentário vão perceber isso!

É um facto que, no que toca à admissão de pessoas, e embora não sejamos selectivos, acaba por existir uma selectividade natural com o passar do tempo (uma espécie de "só os fracos desistem, só os fortes resistem"! Ok, obviamente que estou a exagerar, não é uma questão de força mas de gosto e devoção!

Contudo, ao querer-mos evitar o risco de admissões exageradas e infrutíferas, corremos o de não elucidar devidamente pessoas que seriam potencias mais-valias para os escuteiros, chefes inclusivamente! Já pensaste nixo? ;o)

Axei muito interessante a abordagem que fizeste a exas condutas da II secção! Mas claro que todos temos que nos rever nelas, dado que, de uma ou de outra forma, todos cometemos erros semelhantes de vez em quando...

Quanto à questão dos chefes... Ui ui ui... Isso parece-me bastante mais complicado do que possa parecer semedo... Aí está uma boa questão para ser discutida, talvez até lhe dedique um post...

Abraço escutista e continuem a participar em força, iato anda 1 bocado em baixo! =/

Portem s


::[Mário]::

Anónimo disse...

Nesta minha espreitadela pelo Blog do Clã 26, não posso passar sem me manifestar, dizendo que subescrevo o comentário do Semedo. Os elementos que fazem ou virão a fazer parte do CNE, efectivamente, têm de ter caracteristicas diferentes daquelas que infelismente, grande parte dos nossos jovens, nos dias de hoje têm. Vós, melhor do que ninguém, sabeis perfeitamente que o Escutismo não é para todos! É um facto! Conforme um futebolista tem de ter geito e aptidão para a bola, um cirurgião tem de ter coragem, determinação e precisão, também um escuteiro tem de ter sentido de fraternidade, solidariedade, espírito de equipa, de entreajuda.
Quanto ao ingresso de novos escuteiros, porque não ir á "fonte"? Isto é, ir fazer uma sessão de esclarecimento á escola secundária, divulgando o escutismo. Isto com o prévio consentimento do Conselho Directivo, está claro. Depois podem concluir se têm interesse e perfil para continuarem, assim como vós podeis chegar á conclusão que "A" ou "B" não correspondem ao desejado e serem convidados a desistir. Acima de tudo, devemos escolher a Qualidade em detrimento da Quantidade. Mais vale poucos mas bons, do que muitos e...
Desculpem a extensão do comentário.
Viva o CNE !!!
Pais do Lobito Henrique

Anónimo disse...

Pois..Poucos mas bons,qualidade em vez de quantidade..Infelizmente,ou ñ,ñ podemos escolher kem o keremos no nosso agrupamento..nós e todos os outros,axo..somos uma instituiçao k teremos d aceitar kem ca ker andar..agora o k podemos fazer e temos tentado fzer,e k devemos mesmo fazer,é ter em conta a participação d cd 1..ñ é por acaso k mtas das vezes recorremos ao abatimento d certos elementos..há cotas a pagar,os censos,o seguro,etc..tudo isto implica dinheiro..temos variados casos k vão ao sabado duas x's e dp ñ aparecem mais..mais grave é quando ñ deixam uma palavra..temos outros k vao a um sabado por mês pk nos outros ñ lhs aptece..vem um acampamento e ja kerem ir!já ando ha algum tempo nos escuteiros e cmo mt gosto..e sei k o nosso agrupamento ñ tem seguido mt à regra a kestão das faltas dos elementos,ou seja,temos a ideia d k 1 elemento falta 1,2,3 x's mas na 4x vem e s calhar ñ lh damos um raspanete a serio..ou,tal cmo diss atras,falta umas poucas vezes e dp no acampamento de Natal ja ta disponivel para participar,kand s calhar deveriamos impedi-lo d ir..mas tb tenho a consciencia k,infelizment,s fizermos isso,haveria um bom numero d escuteiros k s poderia 'xatear' e até sair do movimento..mas tb sei k so o faria kem relament ñ estivess mt interessado no escutismo..pk na verdad,kem gosta a serio tenta ser responsavel e respeitar,plo menos o trabalho dos chefes..todos temos deveres,todos têm o direito d ñ poder ir a um sabado..mas hj em dia,telecomunicaços ñ faltam e podemos smp dar uma palavra d k 'nest sabado ñ posso ir'..mas temos mt boa gent k ñ s importa..e no principio do ano programamos actividads para 15 elementos e a cd sabado aparecem 7 ou 8..com a agravant d os k faltam,por vezes,ñ darem justificaçoes..axo k devemos tentar combater estas situaçoes,começando sobretudo plos mais novos..Marcar faltas,justificadas,injustificadas,ñ vai a um acampamento,ñ vai a uma certa actividad,e já vi kem ñ fizess a sua promessa!coimas por cd falta..té servia d campanha..lol..axo k são pontos ond ñ gostaríamos d xegar,mas alguns dos elementos k temos,levam-nos a isto..Est ano os exploradores portaram-s mt bem em termos d assiduidad,tirando um caso ou outro,em k dentro dum grupo d 16 elementos,tinhamos smpr 12 ou 13 em cd actividad..e kand faltava alguem,muitas das vezes davam justificaçoes..gostaria k nas outras secçoes o mesmo s passasse..vamos para um novo ano,axo k todos os escuteiros deveriam ser mais serio com o escutismo,ñ ir nakela do 'hj ñ m aptece ir'..são jovens,é certo..mas entao passa plos mais velhos transmitir cmo dev funcionar o sistema..modestia à part,penso k eu e o ricardo conseguimos essa comunicaçao com os exploradores..ñ kero k fikem cm uma ideia mt critica,mas sim cm uma tentativa d alerta para algo k eu axo k ñ tem andado bem no nosso agrupamento,k é o deixa andar d certos elementos,na kestão do ir ou ñ às actividads..
1067 4ever!
té...