quarta-feira, 13 de junho de 2007

CNE (Opinião)


O ano do centenário


Saudações escutistas!


Como todos sabem, o presente ano de 2007 marca os 100 anos decorridos desde a fundação do escutismo mundial, por Baden Powell. Tal facto tem sido comemorado por nós, escuteiros, com diversas iniciativas alusivas a este centésimo ano, como por exemplo o concurso de fotografia, que se encontra em aberto. Contudo, para além de nós próprios, escuteiros, também os meios de comunicação ou mesmo os serviços públicos não têm deixado de assinalar o centenário daquele que é o maior movimento humano a nível mundial. Exemplos disso são as reportagens exibidas pela televisão (disponíveis aqui no blog) ou os selos disponibilizados pelos CTT, em edição especial, com símbolos escutistas.

Pois bem, a pergunta que aqui vos deixamos é a seguinte: Como avaliam estas comemorações, quer da nossa parte quer da parte da sociedade? Da nossa parte, estarão a ser devidamente valorizadas e aproveitadas? E da parte da sociedade, que imagem estarão a passar?

Num contexto diferente, 100 anos são experiência, desenvolvimento e determinação mas são também evolução e mudança... O que significam estes 100 anos de escutismo e de que forma os avaliam?

Dêem a vossa opinião

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Mais um daqueles post que nos colocam interrogações interessantes. Eu infelizmente avalio muito negativamente as comemorações do centenário pela sociedade. Da parte do escutismo, além do grande acampamento Nacional, que tem uma suma importância, nada ou quase nada se tem realizado. Acho que a preparação do Acampamento, veio “esquecer” outras formas de comemorar, uma vez que apenas 10000 escuteiros lá poderão estar e nós somos cerca de 70000, poderia surgir por parte do movimento outras formas de fazer festa. Sinto que a sociedade anda muito aflita e envolvida nos seus problemas, cada vez mais urgentes e difíceis, não tem tempo para parar e festejar. Como os festejos não são muito explícitos, é necessário estar atento para os encontrar, penso que grande parte da sociedade nem reparou que o escutismo faz 100 anos... Pode ser que essa mensagem passe, quando começar o Acampamento Nacional e as televisões divulguem o evento.
O que significam 100 anos de escutismo... muita coisa. 100 anos em prol da sociedade, na luta pela construção de cidadãos preparados, úteis, “homens-novos”. Jovens e adultos com visão de futuro, com capacidade intelectual para “saber fazer”, para arregaçar as mangas e construir. Nunca esquecendo a parte espiritual como fermento para uma vida nova. Fazemos a diferença, simplesmente porque damos valor a muitas cosias, sabemos estar a jogar, a construir, a divertir-se, sem nunca esquecer as oraçãoes... não temos vergonha de dizer ao mundo que somos “homens-novos”, fazemos a diferença pela nossa luta, o nosso desejo de projectar trilhos novos... É bom ser escuteiros... Parabéns escutismo!
Uma forte canhota, do Gonçalo da I lol

Anónimo disse...

è verdade..100 anos é uma linda marca para o Escutismo e,concerteza,ñ teremos mais nenhuma oportunidade para poder viver tal situaçao,a celebraçao desses 100 anos..O ACANAC,em Agosto,é um dos pontos altos deste ano escutista em Portugal,mas mais alto seria se todos pudessem participar,sem restrições,sem isto ou akilo k s dá muita importancia..Ouvimos dizer '10000 escuteiros num acampemnto!ñ axam espectacular?'..pois..eu axo..mas e os outros 60000?muitos deles k gostariam d participar?Acredito k seja deveras trabalhoso e k ñ é um acampamento k s prepare num mês,nem num ano..parece k ja vem desd 2002..Mas poderia haver outras actividads nacionais(tal cmo o Igo diz)em k a oportunidad d partcipar foss mais alargada..ms infelizment ñ há ou há poucas..No entanto,nós por cá,vamos praticando o nosso escutismo,ñ eskecendo os ideiais k devemos ter uns cm os outros e crescendo,cmo pessoas,d espirito,em paz e alegria e vivendo à nossa maneira o Centenário..;)
1067 4ever!
té...