domingo, 22 de julho de 2007

INTERNACIONAL (Aviso)


XXIII Jornada Mundial da Juventude - Mensagem do Papa Bento XVI

Na mensagem aos jovens deixada no dia 21 de Julho, o Papa convida todos os jovens a estarem presentes na Jornada Mundial da Juventude, que vai ter lugar na capital da Austrália (Sidney) de 15 a 20 de Julho de 2008. “Ides receber a força do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas (Act 1,8 )” dá o mote ao encontro com a juventude e é o título da mensagem que a Sala de imprensa do Vaticano divulgou no dia 21.

O Papa começa a sua mensagem afirmando que recorda “sempre com grande alegria os vários momentos que passámos juntos em Colónia, em Agosto de 2005”. Numa linguagem próxima, Bento XVI recorda no texto “a inesquecível manifestação de fé e de entusiasmo, que continua no meu espírito e no meu coração”, por isso “quero dar-vos uma palavras para o próximo encontro que terá lugar em Sydney, em 2008, na XXIII Jornada Mundial da Juventude”.

Bento XVI lembra que
“é fundamental que vivam esse espírito nas vossas comunidades, com os vossos educadores e o façam através dos sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia”, pois através dos sacramentos “nos renovamos no Espírito e crescemos espiritualmente” e acrescenta ainda que “o Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia que são sacramentos complementares e inseparáveis”.

Aos jovens lembrou que a Igreja, como humana está à vossa espera para construir o futuro, e espera muito de vós, sublinhou. “Nos somos fruto da missão da Igreja que trabalha pelo Espírito. É tarefa de vós, os jovens continuar entre os jovens e pelo mundo, esta missão de testemunho”. “Muitos jovens vivem a sua vida com apreensão e interrogam-se quanto ao seu futuro, inseridos num mundo de injustiça, de sofrimento, de egoísmo, de violência, perguntam que dar sentido à sua vida. Com a Jornada Mundial da Juventude os jovens afirmaram a sua vontade de participar na missão”, lembrou Bento XVI.

“Propor Cristo aos outros, não significa impô-lo e o Espírito convida especialmente os jovens suas testemunhas. Vocês conhecem a linguagem, os questionamentos, os ideais, mas também as feridas. Conhecem os afectos, o trabalho, o sofrimento juvenil. Mas para cumprir esta missão, sejam santos, missionários, porque não se pode separar a santidade da missão. Não tenham medo de vos tornardes missionários”.

Bento XVI finaliza a mensagem afirmando que espera por todos em Sydney. “Será uma ocasião providencial para experimentar o poder do Espírito Santo”, por isso sublinha “venham todos, para serem símbolos de esperança e sustento precioso para a comunidade da Austrália que se prepara para vos acolher. Esta será uma oportunidade de anunciar a beleza e alegria do evangelho numa sociedade há muito secularizada, pois a Austrália deseja descobrir as suas raízes cristãs”.

3 comentários:

Mário Silva disse...

Bora até à Austrália? ;o)


[]

Anónimo disse...

O convite é muito aliciante... Por mim é preparar as coisas e ir... Pelas primeira vez umas palavras do Santo Padre que me tocaram... Gostei da simplicidade demonstrada e da abertura aos jovens, somos nós o futuro da Igreja. Devemos ser nós os mais participativos nos caminhos que todos juntos queremos trilhar... O desafio é grande, a unica certeza é que vamos lá chegar... a CRisto! Bora até Austrália... já estou na sala de espera. Uma forte canhota, o gonças da III

Anónimo disse...

Onde é a Austrália?Pois é..o furo na Vera Cruz não da para lá chegar,nem coisa k s pareça..Mas era uma boa iniciativa para nós irmos até lá e aceder ao desafio do Santo Padre..Não é um caso de pessimismo,é apenas a realidad..Axo k é um tanto ou quanto impossível para nós irmos e partilhar com todos os outros jovens esta 'aventura'..fica a oportunidade e o saber d k o k s passa no mundo(no outro lado)k ñ nos é alheio e k estamos smpr atentos..;) kem sab s daki a uns anos o encontro ñ é aki ao lado..;)
1067 4ever
té...