"Pago impostos como qualquer pessoa. Estou inscrito nas Finanças e pago IVA e IRS no final do ano. Sou obrigado a isso, é um dos meus deveres, mas os meus direitos são violados todos os dias e constantemente", afirma o licenciado em Electrónica Industrial; "Isso faz-me sentir mal. Se sou um português igual aos outros porque é que não tenho acesso aos transportes públicos? As pessoas responsáveis já me disseram, várias vezes, que eu, com 80% de incapacidade, posso trabalhar, já que sentado a uma mesa posso efectuar muita coisa. Sempre que enviei o meu currículo (e já o fiz dezenas de vezes) sou chamado, o problema é quando vêem que chego lá numa cadeira de rodas. Aí a parecem as tais desculpas que já conhecemos".
Por estar cansado dessas desculpas e da discriminação dos deficientes em Portugal, José Lima resolveu «fazer-se à estrada» entre Viana do Castelo (onde vive) e Faro, numa cadeira adaptada com pedais manuais e uma espécie de caixa de velocidades. Prevê efectuar o percurso em 21 etapas, percorrendo entre 35 a 40 quilómetros por dia. No dia 21 deste mês deverá chegar a Faro, terminando assim um percurso louvável em prol da significação de um dos mais gritantes paradoxos da nossa sociedade.
Ao longo da jornada, muitos são os que a José Lima se têem juntado (deficientes ou não), tendo inclusivamente alguns realizado mesmo etapas a par do vianense. O nosso blog junta-se agora a todos quantos manifestam assim a sua solidariedade e apoio a esta iniciativa, pois o CNE sempre manteve uma posição repudiável relativamente a qualquer tipo de discriminação ou injustiça.
Por último, a ti que sentes o mesmo do que José Lima, fica a garantia de que no CNE encontrarás sempre braços abertos, mãos amigas e sorrisos cúmplices e encorajadores pois... "Todos diferentes, todos iguais"!
9 comentários:
Força nisso amigo José!
Não à discriminação!
"Não existe qualidade humana mais intolerante na vida quotidiana que a intolerância" (G. Leopardi)
CNE - Por um mundo diferente entre si e igual a si mesmo!
[Mário]
è das coisas k mais me arrepia é est estado d saúde dessas muitas pessoas k há nest mundo,ou mais concretament no nosso país,k é do k s fala..ninguém está livre d ficar assim..ñ m kero imaginar..há muita coisa má neste mundo,mas esta é,sem dúvida,uma das piores..uma situação k tira mt dos sonhos d uma pessoa..no entanto,est amigo José,vai lutando,vai vivendo..mas cm as muitas faltas d condiçoes imagino k seja cd vez mais dificil andar nest mundo..mas sei k estas pessoas,cmo el,têm um extra na força d viver..sabem das suas limitaçoes,e tentam ultrapassá-las..vamos fazer força para k estas pessoas vivam melhor,dentro do possivel,e k os nossos ministros saibam do sofrimento e tomem as devidas medidas..abraço e força para estas pessoas..
É louvável uma iniciativa como esta, a luta por um lugar ao sol, por fazer ver a sociedade que "eu existo", "a nossa sociedade não repara em mim", é grito de coragem , de entusiasmo, de vontade de mudar. Claro que a CNE está aberta a todo o tipo de pessoas. Lamento descordar em apenas um aspecto, não me parece que o CNE esta aberta, com tanto carinho e entusiamo, como aquele que manisfestaste. Qual o lugar de um deficiente no CNE? seria uma questão para colocar a todos nós... sinceramente tenho medo da resposta. OLha para a nossa sede... foi totalmente pensada para pessoas sem deficiência fisica... olha pa Igreja... tantos exemplos... Canhota amiga, do Gonçalo da III
Semedo e Gonçalo - 2 excelentes comentários! Gostei particularmente desta deixa: "Qual o lugar de um deficiente no CNE? seria uma questão para colocar a todos nós... sinceramente tenho medo da resposta. OLha para a nossa sede... foi totalmente pensada para pessoas sem deficiência fisica..."
Uma questão a reflectir...
Cumps
[Mário] ;o)
(Off topic)
Já agora 1 pergunta: Conseguem votar na sondagem adicionada à barra lateral da página inicial?
Tou c alguns problemas em adaptá-la correctamente... =/
[]
yoh dred!consegui votar!lol..bem,s calhar vais perceber em kual votei..ms prnt..fui sincero(!)..lol..kant ao topico em si,é uma boa kestão akela colocada plo Gonçalo..axo k seria deveras complicado uma pessoa em cadeira d rodas participar numa actividad escutista..ms prnt..é a realidad e só temos d ir vivendo cm esta realidad..
1067 4ever!
té...
Sem stress man! É k a votaçao aparece desfigurada no meu layout, n sabia s vos aparecia bem... Antes assim! ;o)
Cumps
[]
Ah ah..o teu pc é dos bons..ah ah..;p ñ fvas ao veterinario cm el ñ..ih ih..Grande Mário! ;)
Tomaras tu ter o meu "dinossauro"... e q ele funcionasse! Ha ha ha! xD Lol!
Mais uma vez força aí Zé, o 1067 está ctg! =)
[]
Enviar um comentário