quinta-feira, 25 de outubro de 2007

CNE (Opinião)


Vida de campo


É com um misto de agrado e expectativa que cerca de dois meses e meio (!) depois voltamos a publicar no blog um post de opinião.

Em jeito de off topic, relembramos aos que já conhecem estes posts particulares e esclarecemos os que nunca neles ouviram falar (relembre-se que o número de visitantes do nosso endereço cibernáutico tem vindo a crescer de dia para dia, pelo que é normal que tal suceda) que o objectivo dos mesmos é o de que, uma vez colocadas questões e apresentados factos para reflexão, cada um comente exprimindo assim a sua opinião.

Estas edições constituem assim excelentes oportunidades para que possamos, em conjunto, ponderar, trocar opiniões e partir assim para um desenvolvimento cada vez melhor dos nossos ideais escutistas.

Infelizmente os cerca de 20 posts deste género já editados desde o início da elaboração do blog nem sempre foram devidamente participandos, ficando de uma forma geral abaixo das expectativas ao nível dos tão desejados comentários. Porém, estamos confiantes em ultrapassar o que quer que seja que motive essa inércia por parte dos nossos frequentadores, seja falta de vontade, de tempo, ou o que quer que seja...

Sendo assim, neste post convidamos todos vós (os escuteiros ou não) a participarem activamente!

___________________________________________________________


Uma das premissas fundamentais das actividades escutistas é, entre outras, a vida em campo. Quase todos os escuteiros anseiam pelos acampamentos, aqueles dias durante os quais permanecemos isolados do resto do Mundo realizando as mais diversas actividades. Desde acordar no chão, dentro do saco-cama, ao recolher já noite cerrada à tenda, passando por lavagens da cara com água fria de bidons, elaboração de construções em madeira, refeições de ração de combate... Enfim... Poderíamos citar inúmeras característica deste género.

Pois bem, o que vos convidamos a comentar é o seguinte: Que efeitos pensam vocês que estas (mais ou menos habituais) rotinas surtem em nós, com o passar dos anos? O gosto por elas acresce continuamente? Ou será ao contrário? Será que nos habituamos? E será isso bom ou mau? Tornar-nos-emos realmente mais desenrascados ou estas actividades em nada contribuirão para a nossa vida futura?

Dêem a vossa opinião!

1067 Pampilhosa - Por um blog (cada vez) melhor!

6 comentários:

Anónimo disse...

epah vo ter a honra i o privilegio de ser o primeiro a comentar um post...fogo..

quanto aos acampamentos...coisas fenomenais...execelentes mesmo...coisas que nos ficam gravadas na memoria pa frente..escelentes mesmo...
sempre k se fala em acampamentos o pessoal parece k fica doido..desde aqueles pequenos a acmpamentos de secçao, passando pelos grandes ACM, acabando inda melhor nos jambeiras...jazus...

acho que so nos faz bem acordar nu chao (no meio dos bichos (aranhas, formigas, lagartichas, tudo), desde lavar a cara em agua gelada em bacias tudo nos faz bm e eh excelente...

vem agr tnh de ir..ja se faz tarde i a minha mae ja te ta a xatear...foi esmo so pa ser o primeiro

hehehe

Anónimo disse...

pois é..bom post pa ser comentado e k gostaria d ver aki mta gent a dar a sua opiniao..(assim cmo vou eu tentar fazer..lol)
na verdad,esta vida d campo trata mt do k é o escutismo!ñ é por acaso k o Acampamento é um dos pontos altos d um escuteiro!a cd ano k começa,no plano d actividads pensamos smp ond teremos um ou dois ou 'n' fins-d-semana para acamparmos..é do k d mais há d ansioso para um escuteiro..ter um acampamento!pk é num acampamento k podemos fazer um raid,podemos fazer um jogo nocturno,podemos cozinhar,fazer construçoes,fazer o nosso Fogo de Conselho,saber lidar com os nossos colegas,uma vez k passamos varios dias com eles,etc etc..ñ ker ist odzr k em campo só s faça acampamentos! há smp outras actividads para ir para o campo..e por outro lado o campo proporciona-nos outras características k nos permite fazer actividdads d maneiras diferents,k ñ na sed,por ex.,permite-nos ver novas outras plantas,outros animais,tudo para enrikecimento do nosso espirito,da nossa cultura e é isto k o escuteiro faz..Observar,aprender,praticar,ajuízar,ajudar,lidar..verbos k fazem part do vocabulário de um escuteiro e k a vida em campo nos permite aplicá-los em kualker circunstancia..e aproveito para deixar um grand ponto positivo no Chf Liberto plo k tem feito plo nosso Campo,para bem d tds nós,e até d kem nos rodeia..
1067 4ever!
té...

Anónimo disse...

Depois dizem que eu escrevo demais… mas com tanta questão é impossível não escrever muito. Então aqui vai. Os acampamentos e a vida ao ar livre, são os dois pilares em que, sem dúvida, assenta o escutismo. Logo fartar-se deles, é fartar-se de ser escuteiro. Por mais divertidas e interessantes que sejam as actividades no covil, na cabana, no abrigo ou na base, nada iguala uma actividade no campo, por mais simples que seja. Penso que o gosto de ser escuteiro, de fazer escutismo, cresce continuamente… existe porém a fase de decisões pessoais que por vezes fazem vacilar ou não equilibrar a balança. Ser escuteiro não é nem pode ser um hábito ou um vicio… terá de ser um modo de vida… terá de se mostrar e espelhar em cada gesto, em cada atitude… O progresso escutista, está desenhado de forma a ser sempre interessante e ser uma maneira de ajuda ao crescimento pessoal e intelectual de cada jovem. Crescer intelectualmente, amadurecer espiritualmente, ser capaz de fazer coisas novas, de empreender, de ter a capacidade e audácia de viver com o mesmo a vontade no meio de uma cidade ou no campo solitário e misterioso, partilhar a vida com outros escuteiros que nos amam e gostam de nós, ter a “chama” imensa de não dormir à noite só porque queremos estar na conversar falar de nós…. Ter a coragem de andar quilómetros, sabendo que existe um horizonte… tudo isto será que não irá contribuir para a nossa vida futura? Claramente que sim… vai contribuir, já está a contribuir… Sermos Homens-Novos, para um mundo novo, sermos solidários compreendo sempre o outro… fazer de SERVIR um lema de vida e de SEMPRE ALERTA uma divisa… só pode enriquecer cada pessoa… cada escuteiro. Acredito… que quem é escuteiro é diferente… quem já o foi… nunca mais será o mesmo… É bom muito bom ser ESCUTEIRO!

Nota: É igualmente bom e de salientar a participação de novos comentadores neste blog… uns chamarão outros e os debates de ideias, fluem de uma maneira mais saudável e mais rica. Boa Luís… agora é altura de vires cá mais vezes!

Forte canhota, para todos… o Gonçalo da III

Living Place disse...

O que falta hoje em dia na maior parte dos jovens é o apreciar de coisa simples, da vida ao ar livre , do contacto directo com a natureza, por isso nada melhor que um acampamento para esse "respirar fundo".
:-)

Semedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Bem jogado!Grandes comments!atrevo-me a dizer k os pais deviam ler bem uma vez k é um post k da bem para tirar algumas duvidas! ;) Este ano está a iniciar-se mt bem..;)
1067 4ever!
té...