Actividades de fim-de-semana e de feriado santo
Saudações escutistas!
Mais uma vez é de bom tom iniciar esta publicação com um pedido de desculpas relativo ao tempo que os visitantes do blog permaneceram sem uma actualização do mesmo. A verdade é que situações do foro académico foram dificultando o respectivo trabalho, situações essas que, uma vez ultrapassadas, dão agora aso a novo post, no qual abordamos as actividades do passado fim-de-semana, dias 27 e 28 de Outubro, bem como do feriado (Dia de Todos os Santos), quinta-feira, dia 1 de Novembro.
Começando assim pelo dia 27, no que diz respeito aos lobitos a respectiva Chefe de Secção, Isabel Santos, descreve-nos a participação do grupo na actividade "Em Busca do Tesouro de S. Martinho" como tendo sido um acantonamento que teve como principal intuito a "preparação para a Festa do Magusto, que se irá realizar no dia 9 de Novembro na nossa Sede, pelas 21 horas. Vai ser aberto a toda a comunidade, castanhas «à pala», caldo verde e água pé na barraquinha da III secção e muitas coisas doces e algumas surpresas na barraquinha dos lobitos, entre elas podemos adiantar que teremos bolos, sumos, jeropiga (para os mais velhos), pipocas, compotas, uma pequena quermesse e mais surpresas… Esperamos por todos vós!". Além desta detalhada descrição, tempo houve ainda para a apresentação da actualizada equipa de animação da I secção, que passamos a transcrever:
Àquêlá – Chefe Isabel Santos
Balu – CCS Pedro Semedo
Haiti – CD José Costa
Tchill – CD Sandra Forte
Por sua vez, as actividades da II secção são também descritas pelo seu dirigente, Ricardo Sousa, que nos diz: "O nosso grupo explorador foi acampar para Febres em que o tema do acampamento foi «Em Busca do Ouro Perdido» e contou com a presença de 10 exploradores, do caminheiro Paulo e claro com a minha presença.
A actividade começou no sábado de manhã com a abertura e montagem de campo, explicação da actividade e uma gincana de esforço físico, seguida de almoço. Pela parte da tarde os exploradores fizeram um mini-raid onde se englobaram postos cujos temas foram socorrismo, a vida de B. P. e nós e também um jogo de vila onde conheceram a realidade local de Febres. De seguida visitámos uma oficina de ourives onde nos foi explicado como se fazia anéis e colares, funcão das máquinas utilizadas, etc. Por fim e já no final da tarde fomos á celebração da eucaristia. À noite e a seguir ao jantareco, realizamos o Fogo de Conselho, seguido de jogo nocturno e para finalizar o jogo final que consistiu numa caça ao ouro. No domingo fizemos a desmontagem de campo e a avaliação.
De salientar que, nesta actividade, foram formadas 4 patrulhas com elementos dos vários agrupamentos participantes (Pampilhosa, Febres e Louriçal existindo ainda Antanhol e S. Jorge mas apenas com chefes) onde imperaram a amizade, troca de conhecimentos, partilha de experiências e muita convivência!
De salientar ainda que, a guia da patrulha vencedora foi a nossa exploradora Maria Inês! (...) Em jeito de brincadeira, claro!
Mas o que interessa mesmo é que tudo correu mto bem, saímos desta actividade mais "ricos", com novos amigos e com mais uma actividade para mais tarde recordar!"
Acrescentamos apenas que um pequeno grupo de «verdocas» que não esteve presente na actividade permaneceu na Sede, sob a orientação do CCS Miguel Ramos, ocupando-se da elaboração de uma escada para o respectivo canto.
Finalmente apresentamos em conjunto o resumo das actividades da III e IV secções, em conjunto porque consistiram no mesmo: trabalhos no Campo da Vera Cruz, presididos pelo dirigente Liberto Maia. Desda remoção de pedras do solo à aplicação das mesmas para fins de embelezamento e construção, passando pela limpeza do campo, de tudo um pouco se fez. Foi pois com algum suor mas sempre com a motivação em alta e uma boa dose de boa disposição que se deu mais um passo no melhoramento deste nosso tão presado espaço!
Já na passada quinta-feira, dia 1 de Novembro, e como já vem sendo hábito, o agrupamento repartiu-se pelos cemitérios da Pampilhosa e localidades vizinhas para proceder à venda de velas, visto tratar-se de um dia de cariz religioso e, portanto, de forte adesão das pessoas aos ditos locais. A destreza motivada pela já rotina anual do procedimento fez com que pouco tempo se desperdiçasse, pelo que as vendas decorreram com sucesso.
Assim se comprova como o 1067 se recusa a ambrandar o andamento verificado neste início de ano escutista e continua a trabalhar incansavelmente rumo a um agrupamento cada vez mais sólido e empreendedor!
Amanhã levar-se-ão a cabo novas actividades!
Até lá uma forte canhota!
13 comentários:
Actividade da I secção: "Em Busca do Tesouro de S. Martinho"
Actividade da II secção: "Em Busca do Ouro Perdio"
Actividade de IV secção (Setembro): "Em Busca de um Rumo"
Pelos visto anda tudo à porcura de qualquer coisa... =P
Será q encontraram?
Ou irão encontrar?... ;o)
Toca a comentar!
[]
É sempre muito bom vir ao blog e ver o resumo das actividades das outras secções. Salientaste um aspecto interessante… as secções em busca de algo… Tenho a nítida sensação, que lá para Junho… estará tudo encontrado. É bom ver o agrupamento animado e com actividades diversificadas e atractivas.
No entanto vou deixar uma crítica e espero que possa vir a ser uma lança para uma discussão clara e serena.
Onde está o catolicismo dos nosso escuteiros? Quem esteve presente na Vigília de Oração pelas Vocações e de Homenagem ao nosso saudoso Assistente Pe. Virgílio? Quantos escuteiros vão à Eucaristia? E como estão, como se comportam?
Somos Escuteiros Católicos, parece me lógico, e Regulamento do CNE, assim o salienta, que devemos seguir o mais possível as leis e doutrina cristã professada pela Igreja Católica… será que o fazemos?
A Eucaristia é a fonte e o centro do todo o cristianismo, é lá que se encontra o rosto transcendente de Cristo, é lá que todas as semanas os cristãos vão buscar a força, o animo para mais uma semana. Onde estão os escuteiros? Pois é… tirando aqueles que frequentam a catequese, os outros não estão, porque?
Na Eucaristia o respeito, a serenidade, o silêncio, devem ser favorecidos… onde ficam as piadas, o mexer no telemóvel, os risos??? Na rua… mas teimam em persistir no meio na celebração, até quando?
Quem estive no dia 1 de Novembro à noite na Vigília de Homenagem ao nosso saudoso Assistente… Eu, a Chefe Bela, o Chefe Liberto, o Bruno, a Inês, o Diogo, o Pedro, o Luís e o João… e os outros? Onde ficaram? Porque faltaram?
Pois bem, se existem coisas no nosso agrupamento que mudam e melhoram, outras, como a nossa espiritualidade apenas pioram ou estagnam… nada ou pouco se faz para mudar… a visão que muitos têm da Igreja é redutora e cinzenta… é urgente trabalhar nesta área, incutir a presença na Eucaristia, dar espaço para rezar nas diversas actividades, promover retiros e orações conjuntas… Estamos no inicio do caminho, em espiritualidade ainda estamos a dar o primeiro passo, o pior é que isto acontece pelo menos à 18 anos… curiosamente a data de fundação do nosso agrupamento. Até quando?
Já estou a ser muito maçador, mas antes de partir, queria deixar uma crítica especial ao Clã:
Caros amigos Caminheiros/as, o vosso patrono São Paulo, foi um homem de fé. Como sabes Paulo não era cristão, mas converteu-se foi por todo o mundo evangelizar. Não será por acaso que S.Paulo é o nosso patrono… primeiro pelo desprendimento que teve em deixar tudo e partir, depois pelo exemplo de fé que nos dá… foi um construtor de Homens-novos! Se S.Paulo fosse como vocês… o que tinha evangelizado… absolutamente nada… a vossa nula ou quase nula participação nas Eucaristias e outros orações… além de vergonhoso, é lamentável e vai contra os princípios da secção… olhem e promovam um debate sério sobre esta temática… olhem para S.Paulo e vejam o queteria sido da Igreja, se Paulo ficasse em casa, não fosse evangelizar… Como muito vezes é dito… os caminheiros são o exemplo… mostrem que estão à altura de serem chamados Homens-Novos! Não quero com esta critica, abrir uma brecha entre a minha pessoa e o Clã… mas se este blog é um encontro de ideia e opiniões, achei oportuno lançar este desafio ao Clã a que ainda pretenço… Mudem! Vão e Evangelizem…
Forte Canhota, gonças
O nosso amigo da III está forte..pois bem,em jeito de resposta,digo aki o k ja lh diss..e fomento..a primeira coisa foi que fui apanhado desprevenido kuanto à Vigilia uma vez k ñ estava a par de k a ia haver..segundo,tenho andado um bcd cansado,há uns bons dias a levantar às 6:30..incluindo para actividads escutistas..terceiro,axo k tenho dado mt ao nosso agrupamento,pk kero,ta certo,mas k axo k podia descansar um bcd e ter faltado à celebraçao,k foi o acnteceu..ja para ñ falar d k havia avisado..agr,kero ver mais gent a justificar-s,a dzr k ñ apteceu ir,k preferiu ficar em csa a jogar computador ou coisa do genero..depois,tenho visto k o nosso agrupamento tem partiipado em força nas várias celebraçoes já efectuadas est ano..axo a critica um bcd exagerada,nomeadament à IV secçao..
Relativament ao Post,é bom d ver k todas as secçoes estão d vento em popa nas suas actividads,cm mta alegria e empenho..agr vem o Magusto para nos unirmos ainda mais e nos divertirmos com tem sido hábito..
1067 4ever!
té...
Caros amigos Escuteiros, como disse no meu comentário e o afirmei hoje no final da actividade, não quero nem tenciono que o que disse abra qualquer tipo de brecha entre a minha pessoa e o clã. A minha critica direccionada à IV, resultou no simples facto de eu também pertencer ao Clã e me sentir triste com a sua ausência em muitas das celebrações. Não estou a falar apenas e só deste ano escutista… mas também de um passado não muito recuado. Reconheço que esta critica não deveria ter sido colocada a público, sem antes ter falado pessoalmente com o Clã, mas na minha visão… acho que o blog pode e deve funcionar como porta de opiniões, de diálogos, de criticas… Tudo pode e deve merecer uma resposta, serena e esclarecedora. O problema da vivência da espiritualidade dentro do nosso agrupamento não se resume, nem se direccionada apenas à IV secção… a I, a II e III, vivem o mesmo, com as mesmas lacunas e os mesmos problemas… estas secções também terão de fazer um trabalho urgente e árduo, no sentido e todos vivermos o escutismo católico. Penso que podemos todos aprender uns com os outros. Por isso lancei esta discussão no blog, para todos juntos a podermos discutir e arranjar um caminho comum. Em relação à Vigília, tenho a salientar que apesar da divulgação não ser a mais eficiente, relembro que esta consta do Plano Anual do Agrupamento, afixado em local próprio e onde todas as secções devem ir buscar às informações para programar o seu plano. Uma forte canhota, do Gonçalo da III, mas também da IV lol
A minha opinião sobre isto: bem relativamente ás missas em que os escuteiros devem estar presentes, eu raramente falto,porque me sinto na obrigação de ir,não porque gosto de ir,mas sim porque vejo isso como mais uma actividade escutista..Quanto á vigilia,faltei porque, primeiro só soube no dia, depois porque nao me apeteceu ir.. No dia 1/11 foi o dia todo dedicado aos escuteiros e portanto á noite queria estar dedicada a outras coisas que também acho importantes...
O gonças acha que a eucaristia é o centro de todo o cristianismo, pois eu nao acho..há varias maneiras de rezar e de estar ligado a Deus. ir á missa??pois,tem k ser..mas na minha opinião o facto de estar entre 4paredes calado durante 1H ou mais, não é o mais importante..eu valorizo muito mais estar num espaço aberto(campo) com outras pessoas e estabelecer-mos naquele momento um espaço de reflexão e oração á nossa maneira..isso sim é importante,porque me sinto bem e completamente envolvida no ambiente!S.Paulo ia valorizar todos esses momentos...
Quero com isto transmitir que não é por estar numa igreja a ouvir a missa que vou ser mais católica...
Acho também que a igreja está muito atrasada em relação aos jovens de hoje...para que houvesse maior interesse a igreja tinha que evoluir, o que ainda não aconteceu!
Portanto eu não vou ser melhor ou pior escuteira só porque não vou á missa,não deixo de ser católica..eu andei num colégio CATÓLICO durante 8 anos e todas as manhas tinhamos que rezar uma pequena oração..mas ninguém era obrigado ou rejeitado por isso...teh**
gonçalo..amigos na mesma..=P hihi
parece-me que este ano vai ser um ano em grande..cheio de energia e boa disposição..Actividades fantásticas..gostei de saber que o acantonamento dos lobitos e o acampamento dos exploradores correu bastante bem para todos os elementos e equipa de animação!!força aí..continuem!!=)
Respondendo ao comentário, da caminheira Daniela, claro que o teu comentário em nada altera a minha relação contigo. Opiniões, são opiniões. É bom constatar que este blog serve exactamente para isso, para plasmar as ideias e maneira de pensar de diversas pessoas. Lamento no entanto o teu comentário… resumir a Eucaristia a “estar entre 4paredes calado durante 1H ou mais”, é no mínimo escandaloso e medíocre. Penso que este assunto pode e deve ser falado no interior do agrupamento, seria útil e importante falarmos de Eucaristia, percebermos conjuntamente a sua importância e valor. Existem Eucaristias que são uma verdadeira seca… concordo em pleno… mas todos nós, como participantes temo o dever de mudar, de tentar fazer melhor. Acredito que depois de um debate e reflexão seria, todos iremos encarar o catolicismo de uma maneira mais clara e serena. A Igreja mudou, muito no entanto ainda pode ser feito… mas a Igreja é cada um de nós… o que fazemos para melhorar?
Forte canhota o Gonçalo da III
como tu dizes,temos k fazer para melhorar..se todos participarmos activamente..concordo!!mas repara eu sou das pessoas k menos falta a missa..há outras pessoas k faltam bastante..pk será?será porque se sentem motivadas para la estar??talve não..e porque??acho que vai tudo bater ao que falei..por muito k as pessoas nao se manifestem talvez sintam o que eu disse..
Vejo aki bom tema de conversa não só para o Blog mas também para todas as pessoas do nosso Agrupamento! axo um assunto muito importante em k todos nós deveríamos 'discutir'! Isto pk? pk há muito boa gente k ñ sab o k é a Missa..não sab pk tem d ir à missa..não sab o k s faz na Missa..para k serve..como estar..etc..e,claro,kem diz Missa diz outras celebraçoes,oraçoes,tudo o mais..
No entanto,e repetindo,e opondo-me ao Gonçalo (k axo k foi um bocado 'explosivo'),tenho visto este ano o nosso Agrupamento a participar em bom número nas várias missas e outras actividads religiosas! Agr,é preciso k isto k s fala aki seja visto por todos ou,mais k ñ seja,seja falado dentro do Agrupamento e até,diria,RELEMBRADO várias vezes ao ano! e dp d pekenino é k s torce o pepino..ou seja,vamos por os nossos Lobitos e os nossos Exploradores a começar a funcionar bem já d inicio,no k toca a esta kestão de 'Igreja'..
1067 4ever!
té...
Não é por nada Gonçalo....penso que exageraste um pouco na critica uma vez que nem sempre as pessoas têm disponibilidade, por mt k lhes custe. Além de tudo, penso que a nossa fé nao tem ke ser apenas demonstrada na Igreja...mas sim em pekenos gestos diários... além disso nao é apenas na Igreja que se "encontra o rosto transcendente de cristo", o próprio cristo disse que ESTARÁ ONDE ALGUNS SE REUNIREM EM SEU NOME.
Apesar de tudo, também tenho que pedir desculpa pela minha falta, nao pude mesmo e foi uma falha minha, mas também tenho a dizer que nao sou das que mais falta á missa, embora isso nao sirva de desculpa para nada.
Gostei mt deste post onde se fala realmente dos objectivos da actividade de todas as secções...Penso que realmente o nosso agrupamento este ano tev um bom começo e está a alcançar o objectivo pretendido: "Remar rumo ao infinito"...este ano vamos todos crescer e aprender enquanto seres humanos e escuteiros,,,vamos ser um pouco melhores e mudar de olhar...
gand comentário esse da diana..concordo plenamente com ela!teh**
Não tendo muito a ver com isso, estou a gostar mais da participação de mais elementos do nosso grupo..;) força nisso!
1067 4ever!
té...
Enviar um comentário