É com grande prazer que dedicamos as primeiras "linhas" do ano relativas a uma actividade do agrupamento, não se tratando na verdade apenas de uma, mas de duas actividades!
A primeira foi a "Operação Janeiras 2008". As condições metereológicas presentes na entrada para este novo ano não nos permitiram levar o plano conforme programado, o que consistia, conforme foi transmitido aqui no blog, no cantar das janeiras todas as noites, de 1 a 5 do presente mês. Porém, dada a chuva intensa que tem persistido nas últimas semanas, só nos foi possível cumprir a tradição nos dias 1, 2 e 3 e ainda assim com muito mérito para os "corajosos" que se arriscaram (e chegaram mesmo em determinadas alturas a) apanhar uma "molha".
No fundo foi mais uma oportunidade para aplicarmos outro talento emergente da diversidade de escuteiros que temos no agrupamento (neste caso o instrumental e do canto), bem como para nos aproximarmos da comunidade, à qual desejámos um bom ano!
Já a segunda actividade mencionada consistia na comemoração do 19º aniversário do nosso agrupamento (fundado a 6 de Janeiro de 1989). O evento teve lugar no transacto fim-de-semana, na nossa sede, tendo tido início pelas 15 horas de sábado. Assim, e após a formatura inicial e transmissão de avisos, procedeu-se à realização de jogos (organizados pelo CIL Gonçalo Costa e pelos dirigentes Ricardo Sousa e Isabel Santos - Bela) que, uma vez realizados sob a forma de competição entre equipas mistas (formadas por elementos das diversas secções) e implicando a necessidade de empenho colectivo e espírito de grupo, constituiram assim mais uma excelente ocasião propícia ao convívio entre escuteiros dos diversos escalões, o que certamente vem contribuindo para a coesão e provdutividade do 1067.
Tendo a tarde findado com inúmeros momentos de brincadeira por parte dos mais novos e a visualização de fotografias projectadas na sede pelos mais velhos, seguiu-se a noite, a qual, depois de um jantar partilhado, ficou marcada por uma vigília de oração preparada pelo Gonçalo e pela Bela, tendo a mesma sido bem disfrutada e (esperamos que igualmente) reflectida. E assim se passou o dia, não sem, à meia noite em ponto se cantarem os parabéns ao agrupamento, com muita galhofa e risadas à mistura.
No domingo participámos activamente na missa paroquial, através de leituras no decorrer da eucaristia, da dinamização do ofertório ou da animação do "Beijar do Menino" (canto e música), estando igualmente presente na igreja a bandeira do agrupamento. Deu-se o retorno à sede para o almoço (oferecido pelo agrupamento e que contou com a colaboração das mães de alguns escuteiros, às quais agradecemos novamente) e a animação prolongou-se pela tarde dentro, sempre com imenso convívio e animação entre todos.
E pronto, cremos que estás bem patente através desta entreda em 2008 que pretendemos que seja mais um ano cheio de vitalidade escutista! Resta-nos esperar que tal se confirme, assim como os versos que cantámos ao nosso agrupamento à meia noite de domingo:
Muitos anos de vida!"
4 comentários:
Olá! Antes de fazer qualquer comentário, é importante e indispensável repor a verdade dos factos, assim sendo, a vigília foi preparada por mim e pela Chefe Bela. As Janeiras e da única vez que participei, gostei bastante do empenho e do espírito de grupo que existia, foi mesmo muito bom. O cantar ao “Beijar o menino” na Igreja foi um momento único e muito bem conseguido, estamos efectivamente de parabéns. Em relação ao fim-de-semana, foi bastante fraco e regressei a casa muito desiludido. Foi uma oportunidade perdida de comemorarmos o aniversário do nosso agrupamento. Eu como responsável directo pela actividade, vim para cada – e alguns puderam testemunhar pessoalmente isso – bastante triste. A ausência de pais (que nem sequer foram convidados), fez me pensar da relação que temos e queremos efectivamente ter com a comunidade. A ausência de festa, de bolo, de presença de pessoas que marcaram o 1067, deixou um espaço muito vazio. E de quem foi a culpa? Necessariamente também minha, que estive na reunião que antecedeu a organização do aniversário… Foi um fim-de-semana perdido… Outros virão, melhores com toda a certeza. E 2008 já aí está… de novo o plano de actividades, os projectos, os sonhos… de novo o escutismo em grande. Forte canhota, Gonçalo da III
Foi uma boa observação do Gonças..na verdade,estivemos,de certo modo,sozinhos no nosso aniversário..Apesar de divertido e até um pouco desgastante,foi mais um acto simbólico k outra coisa..agr porquê..ñ sei..s calhar há alguma razão para isso...mas entr nós foi,cmo ja diss,bem divertido,cm o espírito e a alegria d smp e com a vontad d continuar est ano escutista em grand..Os Lobitos já têm o Plano para est 2º Trimestre quase feito,é so po-lo em prática..;)
As Janeiras é k ñ correu mt bem(em termos monetários),em relação aos anos anteriors,mas melhor virá,concerteza..
1067 4ever!
té...
Pois é, desde sempre que o Gonçalo nos vem habituando aos seus comentários sinceros e verídicos. Penso que o que escreveu acima mercece uma reflexão profunda por parte de todos nós, pois todos somos parte integrante desta nossa paixão que é o CNE e o 1067.
Quanto ao lapso relativo à preparação da vigília de oração peço desculpa a todos (nomeadamente à Bela) e já está devidamente corrigido.
No que diz respeito ao fim-de-semana em si gostei de todo o tempo que passei na comemoração do aniversário, mas concordo e assumo que esse mesmo tempo poderia ter sido rentabilizado e disfrutado de uma outra forma, porventura mais rica e gratificante... Mas pronto, é como já disse algo em que devemos meditar para que corra melhor da próxima vez!
Como o Gonçalo referiu há-que concentrar-mo-nos no novo ano e a garantir a continuação das nossas tão marcantes actividades escutistas!
Forte canhota para todos!
[Mário]
Para ser sincera não gostei muito da maneira cm festejámos o nosso aniversário este ano..mas para o ano será melhor!** Bom Ano
Enviar um comentário