quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

CNE (Off topic)

Centenário do Escutismo Para Rapazes



Pois é, logo no primeiro mês do ano seguinte à comemoração do centenário do escutismo mundial, assinalamos agora os 100 anos da primeira edição daquela que é considerada a maior referência literária do movimento escutista em todo o mundo.

Isto porque foi em Janeiro de 1908 que o nosso fundador, Robert S. Baden-Powell, lançou seis fascículos quinzenais entitulados de "Scouting For Boys", que mais tarde foram compilados no livro que temos agora à nossa disposição nos depósitos de material escutista (bem diferentes do original - em cima).

De destacar ainda que, tal como vem descrito no site do Núcleo Centro Norte "foram estes livrinhos (e não a televisão, a rádio, mensagens SMS ou e-mails) que, em poucas semanas, entusiasmaram centenas de milhar de jovens ingleses, que se organizaram em patrulhas e puseram em prática as sugestões de BP)".

Da nossa parte o Escutismo Para Rapazes será eternamente uma referência, cabendo-nos agora louvar a sua edição (e porque não, uma vez mais, o seu autor?) por tão bela marca histórica!

3 comentários:

Mário Silva disse...

Para mim, que já tive o prazer de ler o "Escutismo Para Rapazes", o mais fascinante é imaginar como seria a genuinidade, a espontaniedade e a dedicação desses jovens que se deixaram cativar, abraçando assim um projecto pioneiro no planeta.

Que pena que tudo tenha sofrido tamanha transfiguração em 100 anos...

Mas os que cá estão fazem-no para dar continuidade a este projecto, seguindo incessantemente BP!

Eu credito no escutismo!

CNE Sempre!


[Mário] ;o)

Anónimo disse...

Este é um livro de referência, as bases do Escutismo, os jogos, as formas de interagir… tudo se encontra nesta “bíblia escutista”. Concordo em pleno com o Mário… 100 anos depois tudo mudou… a evolução nem sempre é favorável… se existem pontos que sim, foi boa a evolução… outros existem que são uma autêntica afronta ao escutismo de BP: Acho que se o escutismo tivesse de nascer agora, BP, com um homem prático e muito à frente no seu tempo… claramente usaria as sms, os blogs, os email´s… acho que não interessa tanto o meio como a mensagem chega, o importante é que chegue… Já estou a imaginar : “SMS 1 – Capitulo 1 do ESCUTISMO PARA RAPAZES já se encontra do blog… vai comenta e leva para teu agrupamento” lol lol Parabéns ao ESCUTISMO PARA RAPAZES!!! Canhota, Gonças da III

Anónimo disse...

É verdade...o escutismo mudou muito..mas também,o k ñ mudou,na nossa sociedade?o k ñ vai mudando?tudo muda,para melhor ou pior,muda!Não conseguimos fugir ao k s faz,pensa ou procede agr..Agr,ñ é por aí k ñ lemos o livro..mt plo contrário!Para os mais novos(e mesmo alguns mais velhos)é uma forma d sabr cmo s fazia escutismo(aquele verdadeiro)e cmo ainda o podemos praticar!no fundo,a base está cá,mas claro,há os telemóveis,a NET, os GPS's,até a Princesa..ants ñ havia nd disso..Mas mm assim continuamos a fomentar o escutismo k nos é 'obrigado' e,com toda a certeza,com todo o gosto..
1067 4ever!
té...