quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CNE (Opinião)


Campanha publicitária espalha indignação no CNE


Recentemente fomos confrontados com um anúncio publicitário da marca Media Markt que muita polémica tem gerado no seio do Corpo Nacional de Escutas. Em causa está o facto de, na referida campanha, serem apresentadas personagens pertencentes à "Parvónia", de entre as quais sobressai a figura de um escuteiro.

Aqui podem visualizar o anúncio referido: http://www.youtube.com/watch?v=4AzUM0GI0mQ

O mesmo agitou de tal forma o movimento a que pertencemos ao ponto de os responsáveis do CNE exigirem agora um pedido de desculpas por parte dos responsáveis da empresa. Segundo os dirigentes nacionais "a campanha publicitária ofensiva de que estamos a ser alvo e que muito nos tem indignado vem, infelizmente, numa sequência de outras campanhas que a mesma cadeia da marca tem promovido, usando estereótipos de forma depreciativa e aproveitando-se da entropia que criam como forma de ampliar o efeito da campanha. E a abordagem humorística não se alinha com a «boa disposição de espírito» que acreditamos mudar o mundo. O CNE tomou uma posição junto da cadeia de lojas em Portugal, através da carta anexa."

Foi inclusivamente enviado um ofício formal: "Considerando ofensiva a campanha recentemente lançada, clara e objectivamente fazendo uso, de forma distorcida, da imagem do movimento escutista e de cada escuteiro,o CNE não podia deixar de tomar uma posição junto da empresa quie a promove, demonstrando a sua indignação e desagrado."

O ofício poderá ser consultado em www.cne-escutismo.pt e a reportagem entretanto levada a cabo em torno desta situação está disponível em http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=18828

Obviamente que este tipo de situações origina sempre reacções diferentes da parte de cada pessoa envolvida. por exemplo o CIL do nosso agrupamento, Gonçalo Costa, refere: "Depois de ter recebido alguns email´s a dar conta da indignação do Corpo Nacional de Escutas referente ao anuncio publicitário da Media Markt (...) fiquei curioso e fui ver com atenção a tal campanha… e fiquei indignado com a posição da CNE. Posso dizer que o mesmo não me choca, não me aquece nem arrefece, pois a pior mensagem que se tenta passar é a de tentar “vender” a ideia de que quem não vai às lojas daquela cadeia de lojas é que é parvo e então aqui o “parvo” não faz lá compras não porque é parvo, mas porque o que lá se vende, vende-se em centenas de lugares espalhados pelo País. Logo os escuteiros não são parvos… mas sim inteligentes… nada da campanha é ofensivo ao bom nome de cada escuteiro. A campanha é tão genial, que conseguiu cumprir o seu objectivo… que todos falassem dela… Será tão dificil de perceber que aquilo não é nada contra os escuteiros?"

Pois bem, aproveitamos assim a oportunidade para convidar todos a darem a sua opinião pessoal acerca da campanha, o que pensam dela, se concordam ou não com as medidas tomadas pelo CNE e o que pensam que deveria ser feito.

9 comentários:

Anónimo disse...

A minha opinião já está contida neste post… riu-me muito quando vejo aquela publicidade… Acho que o CNE tem coisas muito mais importante para se preocupar… que tal preocupar-se com a actualização de conteúdos? Com a uniformização dos seus associados? Com uma contribuição mais visível por uma sociedade melhor? Deixemo-nos de publicidades, de faz de conta, de burocracias… Vamos é pensar e fazer mais escutismo… Forte canhota, Gonçalo

Mário Silva disse...

Saudações escutistas!

Ó Gonçalo, deta vez não posso concordar contigo, pelo mesnos na totalidade...

Estou de acordo quando dizes que temos coisas muito mais importantes com que nos preocupar, incluindo certamente as que mencionaste e muitas outras. Também penso que devemos ser superiores ao anúncio, no sentido de o mesmo representar para nós uma humilhação mas é precisamente neste ponto que não penso da mesma forma que tu.

Matematicamente (ou gramaticalmente, como quiseres) tens razão: Se só os parvos não vão à parvónia, então os escuteiros não são parvos, mas analisando pelo teu prisma os escuteiros vêm da «Parvónia», logo são parvos... Além disso há a expressão do escuteiro, a sua entoação provinciana, já para não falar na sua atitude dentro do estabelecimento comercial... Para mim esta campanha é maldosa e expõe-nos claramente ao ridículo, munindo-se de um esteriótipo que, de entre tantos outros, sobressai no povo português.

Sinto-me envergonhado por um anúncio nacional demonstrar tanta ignorância, tanta estupidez, tanto humor barato, enfim...

A final o que sabem os responsáveis pela Media Markt (mais quem fez o anúncio) sobre o escutismo para o caracterizarem desta maneira?!

O pior estúpido é o que não quer aprender...

Acho muito bem que não se deixem passar impunes iniciativas deste género! Gonçalo, nós já cá andamos há uns anitos, sabemos geralmente quais são as premissas do escutismo e o que significam para nós, mas já pensaste na mensagem que será transmitida às crianças que virem o anúncio? Nenhuma quererá ingressar nos escuteiros, naqueles tótós!

Como pode a família do CNE alargar com semelhante tipo de coisas? Também sei (e está à vista de todos) que não somos, de uma forma geral, bem vistos pela sociedade, mas para mim isto ultrapassa os limites, é um intolerável desrespeito por uma das mais importantes organizações mundiais que tanto tem feito por este planeta! Se ainda somos gozados desta maneira só me pergunto onde é que este Mundo vai parar... Talvez fossem mais felizes sem nós...

Mas nós vamos estar sempre aqui, aceites ou não, criticados ou não...

CNE SEMPRE!


[Mário]

Anónimo disse...

Mário, assino por baixo o teu comentário...;)
1067 4ever!
té...

Anónimo disse...

Olá… Gosto de ver as coisas discutidas e comentadas. Gostei da intervenção do Mário, no entanto reitero a minha posição. O marketing é uma ramo da economia absolutamente fantástico… A publicidade consegue estas coisas, tornar-se incomoda, falada… Não acho que exista qualquer intenção depreciativa contra os escuteiros… Só não compra na Media Markt (segundo a publicidade) quem é parvo, os escuteiros ou melhor a figura que ilustra essa realidade está na loja, foi ver… logo poderá comprar, logo não é parvo. A questão do efeito ampliador do estereótipo, aqui trazido pelo Mário, não me parece que tenha algum sentido… Uma instituição como o CNE ou o AEP, com bases sólidas e frutos bem conseguidos na sociedade não sentirá qualquer efeito desta campanha. Acredito no potencial das pessoas, essas pessoas que terão o discernimento necessário para separar a realidade da ficção. No mundo onde nos é dado viver, os limites para a “brincadeira” foram ampliados… tudo e todos podem ser objectos de humor, de gozo… O CNE ao promover o Homem-Novo onde os valores morais e éticos, onde a ajuda ao próximo é um lema de vida, fazem a diferença na sociedade… Vamos continuar o nosso trilho… tornar o mundo um lugar melhor daquele que encontramos. Forte canhota, Gonçalo

Anónimo disse...

sabem o que é que vos digo?? Vocês são mesmo PARVOS!! vão lá para a vossa terrinha,a PARVÓNIA!!!hihihi

Mário Silva disse...

"Vocês são mesmo PARVOS!!"

?!?!?! Meus Deus!!! Na parrvônia n s usar vocabulârreo destê!!! xD He he he!

Haja boa disposição! ;o)


[]

Anónimo disse...

CROMOS.....EhEhEh....a minha opinão é que este role de anuncios não quis inicialmente ofender nenhuma associação(por assim dizer)...Inicialmente referiam-se a um esteriótipo de escuteiro de uma forma muito ligeira e suave, neste ultimo spot publicitário exageraram, mas apenas demonstraram uma opinião generalizada do escutismo... Aliás, uma opinião de quem não conhece o escutismo na sua realidade nem tão pouco os seus objectivos como instituição de educação para a vida...Somos nós, escuteiros, que temos que mudar esta opinião, ou então viver com o esteriótipo...

Concordo que a campanha foi ofensiva, sim....Mas apenas os pobres de espirito vão dar grande importância. é um bom caso para dizer: "EU È QUE NÂO SOU PARVO"

Anónimo disse...

"Não acho que exista qualquer intenção depreciativa contra os escuteiros… Só não compra na Media Markt (segundo a publicidade) quem é parvo, os escuteiros ou melhor a figura que ilustra essa realidade está na loja, foi ver… logo poderá comprar, logo não é parvo." (Gonçalo)

O que nós nos deparamos nos anúncios é que aparece um Escuteiro e outras pessoas k são parvas pk ñ compram na Media Markt! Axo k é a Primeira (e única) impressão k s tira dali! Agr,estar a generalizar e xgar ao ponto k eles afinal até estão enganados com o anúncio,k afinal os escuteiros são inteligentes pk vão comprar a outras lojas e ñ ákelas,etc..,é ridiculo! Eles fizeram ver k um escuteiro ali faz part do grupo dos parvos! tinham d por ali alguem a fzr d parvo e então puseram um escuteiro! por favor..kem ñ s indigna cm isto,sem ofensa,é k é parvo!
CNE smp em cima!!!

Anónimo disse...

eu n axo k haja problema com o anuncio, quer dizer, qual é o problema? temos de ter um pouco de bom sentido de humor... n ade ser só por um anunciozinho k vamos perder ou ganhar alguma coisa...