Porém, a actividade comemorativa da cerimónia teve início, igualmente à semelhança de anos anteriores, muito antes da mesma, mais própriamente ao início da tarde da véspera, altura pela qual todas as secções se concentraram no Campo da Vera Cruz onde, após a formatura inicial, a tarde foi (esplendorosamente bem) passada em torno da torre de actividades radicais, cujo interesse recaiu principalmente na estreia do slide, estreado pelo pioneiro João Laranjeira, que uma vez montado com a colaboração dos mais experientes, se juntou ao rappel e à escalada nas delícias dos elementos do 1067.
O tempo cinzento a prometer chuva inviabilizou a desejada pernoita no campo. Todavia, a recolha à sede manteve intacta toda a animação e euforia dos escuteiros, que repartiram tarefas antes do jantar, incluindo a preparação das instalações para o mesmo e a edificação de um altar para a tradicional vigília, acontecimento que, como já vem sendo hábito, contoiu com a apreciável presença de um número considerável de familiares. A mesma foi preparada e animada pela equipa de animação da actividade (o dirigente Ricardo Sousa e as caminheiras Tânia Pedroso e Liliana Gomes), bem como pelo CIL Gonçalo Costa e pelo nosso assistente espiritual, o Padre Carlos Godinho. O momento solene decorreu com a serenidade indispensável à sua realização, contrastando com a explosão de alegria de todos no final, tendo sido entoados entusiasticamente diversos cânticos escutistas e elaborados diversos jogos que contaram com a colaboração de todos, incluindo dos familiares presentes!
O culminar de um fim-de-semana marcante para todos, mas principalmente para os que realizaram promessa deu-s então no domingo, com a missa, pautada pelo intenso cariz depositado por todos na mesma, prova viva a todos (incluindo nós próprios e a paróquia) de que estamos vivos e com a mesma dinâmica de sempre, dispostos a levar mais além os ideais escutistas!
Que assim seja e que esta missão surta um significado ainda maior nos novos "prometidos", para que sintam o peso do novo lenço que envergam e o dignifiquem!
Importa ainda realçar que a actividade terminou com um almoço-convívio partilhado na sede do agrupamento para todos os escuteiros, familiares e amigos, podendo todos disfrutar assim de mais alguns belos momentos de fraternidade entre todos!
Esperamos poder manter este espírito por muitos e muitos anos, aliando a tradição à inovação!
Honra ao 1067!
Abraço escutista!
12 comentários:
Bem jogado, Mário! Grande fim-de-semana! Gostei, especialmente das Promessas! Vi 'as' Patas-Tenras todas a fazer a sua Promessa e vi uma alegria enorme nas suas caras. Um novo Pioneiro que, parece-me, se introsou muito bem no seio daquela secção e uns Exploradores, igualmente novos, que já sabem bem o que se pretende no Escutismo. Gostei muito do acto em si, da Promessa, dirigida pelo nosso 'novo' Padre, pela sua simpatia, pela sua entrega, que de resto, já nos vem habituando desde que cá chegou. Todo o resto do fim-de-semana foi bem preenchido, com toda a alegria e sem pontos negativos. Viva o 1067! ;)
1067 4ever!
té...
eu ja disse que não sou reles...
aprendeste a provar vinha com o cil d uma gand secção... a 3ª secção... tu connosco ate que aprendes alguma coisa... nem sabes o que perdest dp d ires embora... fizemos pa la um festao... ate tivemos direito a gaiteiros e filamornica... os escuteiros sao os maiores...
1067 pa smp...
3ª secção...
Este ano apenas um elemento fez promessa de Pioneiro, ou seja, um sucesso de 50%, já que a Jessica perdeu-se pelo caminho. Para o ano seremos mais, com os exploradores que passam para a III e com as noviças Daniela e Liliane – se elas se mantiverem e o entusiasmo inicial não descair… o que depende delas, do grupo e de mim… Como referi no post anterior, gostei muito mais das promessas do ano passado, mais bem organizadas… Mas é com os erros que todos nós aprendemos e isto é apenas e só uma opinião. Concordo inteiramente com o Semedo, foi bonito as promessas dos Lobitos, a entrega dos Exploradores, o nervosismo e entusiasmo do novo Pioneiro. O Padre Carlos, uma vez mais, demonstrou grande afecto e amor pelo escutismo e pelo nosso agrupamento, está de parabéns. Agora é altura do ACANUC… já estamos em contagem decrescente… estou com um nervoso na barriga, pela primeira vez vou com os Pioneiros… Vamos fazer uma actividade fantástica!! Oh, Diogo! Tanto entusiasmo para ir para os Pioneiros, espero mesmo que depois essas expectativas não saiam frustradas…
Canhotas e bom escutismo…
Gonçalo
O ACANUC… dá vontade de perguntar, mas que ACANUC??? Lol lol Com um imaginário muito bem escolhido “Lost” e com um blog construído de propósito para a actividade, este ACANUC foi uma desilusão. É verdade que nem sempre as coisas correm bem, que se notou o empenho e o esforço da reduzida Equipa de Animação, mas os objectivos não foram concretizados, ou seja, alguma coisa tem de ser repensada e mudada para o próximo ano. A actividade dos pioneiros, resumiu-se a andar a pé com mochila às costas, não dormir, ficar super cansado e com uma sensação de vazio. E o que teve de bom? Sem dúvida as pessoas que conheci, as ideias partilhadas, os sonhos e projectos discutidos. Eu estive grande parte do tempo, com as equipas de Santa Cruz, Penacova, Mealhada, Santa Apolónia e Sé Velha. Gostei de conhecer novos pioneiros, com maneiras de fazer as coisas, com empreendimentos diferentes. Gostei de estar com as Equipas de Animação, a Dora que é uma maluca e mil vezes pior do que eu no trato com os pioneiros (sim é possível ser pior que eu), a Chefe Rosa… e tantos outros.
Agora é tempo de continuarmos… sábado retomamos em força… A III é mm assim - a MELHOR SECÇÃO!!! lol lol
Canhota, Gonçalo
bem sobre o ACANUC tnh a dizer que não foi nada daquilo que tava à espera... não aouberam aproveitar o imaginário... so falamos do imaginário na sexta à noit mais nada... este ACANUC foi um bocado baldas... nem deu para conviver além do sub-campo... estou desiludida... esperemos que seja mlhr po ano...
Aco que isso é uma opinião geral..enfim..muita falta de organização,como a inês diz "muito Baldas"!!esperemos que para o ano seja melhor..
Bem, eu cá tenho a dizer que na I correu tudo bem, no geral... Em particular, admito, vi-me um bocado mais apertado com os lobitos, especialmente com os rapazes... Mas é mesmo assim, eles estão a crescer e vão aprendendo com o que nós lhes dizemos, lhes fazemos e com o que eles vêem e ouvem. Estive mais chegado a eles no que toca a arrumações e coisital e não foi nada fácil... lol... Mas faz parte do escutismo tudo isto. Assim como a parte das outras secções andarem perdidas, sem dormir, deiludidas com algumas coisas, contentes com outras... Tudo faz parte do "Ser Escuteiro" e viver a parte em que andam perdidos e a parte em que nunca mais encontram um lugar para dormir... Também me aconteceu e ainda aqui estou para contar e, até, me rir! Quem se perdeu, quem não dormiu, quem comeu maravilhosamente bem, um dia vai-se recordar desses momentos... e isso é o bom do Escutismo! Viver para mais tarde recordar e contar aos elementos que conduz na secção...;)
1067 4ever!
té...
se fosse só isso..na verdade o ACANUC foi mt mais k isso..foi a desorganização total..a ignorância por parte de alguns elementos da chefia, a inconsciencia..enfim..um conjunto de factores que, plo menos na II secção se sentiram muito bem..os miudos sairam de lá frustrados, depois de grandes espectativas...
Claro que a parte de s perderem e tudo o resto eles um dia até s vão rir disso, tudo faz parte! Mas outras situações são inaceitáveis..
Concordo plenamente com o Semedo e com a Daniela.... existem momentos menos bons no escutismo que um dia mais tarde vamos recordar com alegria e com um sorriso nos lábios... e é bom que assim seja... Mas situações como o que se viu neste ACANUC, não deixam saudades, nem levam qq coisa de bom para a recordação. Entre chefia bastante alegre (devido talvez a Baco lol), desde uma desorganização total, o esquecimento total do tema do ACANUC, a desorientação, a falta de rigor... tantos aspectos negativos. Pela primeira vez, perguntei-me em plena catividade: "O que estou aqui a fazer?". Mas agora vamos avaliar conjuntamente, ver as falhas, corrigi-las e para o ano será muito melhor...
Canhota, Gonçalo
Lol... pois... Vamos acreditar que cada vez vai havendo mais dificuldade em organizar qualquer actividade... O mundo que nos rodeia parece que está a crecer... para pior! E, quem sabe, isso se reflita nos escuteiros... Já não vou falar em chefes novos na questão de orgaznizar esta ou aquela actividade de grande imoportância. Sim, há sempre uma primeira vez para um chefe estar à frente duma equipa de organização ou, mais que não seja, ter uma equipa com ele que não lhe dê um total apoio ou outras coisas demais...
Falando de uma actividade normal... A começar pelos custos... Antigamente, actividades por 5€ por elemento. Agora já vamos nos 10€ quando antes, até 500$ já chegavam... Isto para uma actividade de 6ª à noite (já jantados) até Domingo. Sim, porque quantos Acampamentos eu tive de 4 e 5 dias! Pagavamos 2500$! Depois, a disponibilidade! Hoje, há muito mais actividades a preparar, mesmo para o sábado, mais exigentes, etc... Depois, o tempo! Quantas actividades andei à chuva! Quanto sol eu apanhei... Quantos raids... Agora, os pais perguntam-nos(telefonam-nos!), mesmo que inconscientemente, se o filho está bem... vão ao campo levar coisas para o filho não se constipar ou não se magoar... sei lá...
Isto para dizer que muitas dasa vezes, o facto de uma actividade correr mal não é por este ou aquele chefe não saber organizar! É este mundo que cada vez está mais fora, mais caro, mais inculto, sei lá... E depois as coisas acabam por não correr da forma como nós queremos. Isto, claro, falando já como CCS, visto que já passei como simples elemento de uma secção e agora estou na parte da chefia...
1067 4ever!
té...
Aqui aprende-se sempre.
Abraços.
Grande Paulo! ;) Um pai e marido de Escuteiros que gostaríamos de ter entre nós...;)
Enviar um comentário