sexta-feira, 6 de junho de 2008

AGRUPAMENTO (Actividades)


Semanas preenchidas, em antecipação do final do ano


Saudações escutistas!

Aproximamo-nos já do final de mais um ano escutista. Pois é, parece que ainda há tão pouco tempo fazíamos mil e uma projecções para um novo percurso e já vemos esse percurso avançar a passos largos para o fim! Contudo, da mesma forma que o planeamento de um ano de actividades exige um esforço intenso, também pensar em terminá-lo requer toda a nossa atenção, especialmente dos mais velhos, para que decorra da melhor maneira possível!

O final de um ano escutista é altura de reflectir sobre o que se fez e se poderia ter feito, o que se melhorou e o que se podia ter melhorado... Mas é também tempo de festa, de comemoração de mais um ano passado na alegria da vivência familiar escutista! Desta forma, as últimas semanas do ano serão orientadas nesse sentido.

Assim, no passado sábado, dia 31 de Maio, as secções concentraram-se na sede (excepção feita aos pioneiros que não tiveram actividades), sendo que os lobitos partiram de imediato para actividades nas imediações da Pampilhosa. Já os exploradores mantiveram-se por lá, em arrumações do material proveniente do ACANUC, já a pensar no acampamento que efectuarão nos próximos dias em Figueiró dos Vinhos. De facto, há que louvar a II secção, desde os próprios exploradores aos seus responsáveis, pelo dinamismo que têm apresentado este ano, principalmente em matéria de acampamentos, actividades tão importantes na sua idade para a sua formação escutista.

Quanto aos caminheiros, mantiveram-se em actividade desda tarde de sábado até à manhã de domingo, tendo pernoitado na sede e culminado com a presença na missa paroquial e incluído no seu plano de actividades um Conselho de Agrupamento e um Conselho de Clã, ambos realizados sobretudo devido aos objectivos acima descritos. O clã deslocou-se ainda ao Campo da Vera Cruz, no sábado à tarde, a fim de recolher fotografias para a actualização do blog "Espaços do 1067".

Fim-de-semana à parte, o nosso agrupamento marcou ainda presença durante a semana em decurso, nomeadamente na terça, quarta e quinta-feira, na Póvoa do Loureiro, a fim de tomar parte nas celebrações da visita de Nossa Senhora às aldeias portuguesas, tendo o 1067 marcado sempre presença, com cerca de uma dezena de elementos por dia.

Por fim, damos ainda conta da ocorrência no próximo domingo e no seguinte da realização de mais um Conselho de Núcleo e Regional, respectivamente, momento de avaliação e de decisão do CNE ao nível da nossa zona, para o qual se conta com a presença de todos os caminheiros e dirigentes do nosso agrupamento.

Assim vai o 1067, programando tudo para que o final-de-ano não seja um momento de tristeza, mas de alegria e satisfação pelo trabalho desenvolvido ao longo de todos estes meses.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! O fim do ano está a chegar e é actividades atrás de actividades... Não paramos e quando acaba uma actividade começamos a pensar logo na próxima. O cansaço também já predomina um pouco mas com todo o espírito conseguimos concretizar tudo...;)
1067 4ever!
té...

Anónimo disse...

Já estamos em contagem decrescente para o final de mais um ano escutista. Este ano, a paragem será pequena… já que temos actividades em todos os fins-de-semana do mês de Julho, assim sendo só paramos em Agosto. O que se pode dizer deste ano?

A nível de agrupamento começamos o ano com garra e força, mas força essa que me parece ter vindo a descair ao longo do ano… Inovamos, mudamos e fizemos muitas coisas interessantes. A I Secção, que no meu entender está de parabéns, foi aquela onde se notou mais melhorias. Existiram, alguns obstáculo e muitas quedas mas que com a força e persistência de todos nós, passamos em frente e mostramos que o 1067 mesmo com pouca chefia segue a sua missão da melhor maneira possível… É necessário continuar acreditar, deixar as bocas pessimistas e algumas criticas destruidoras… vamos caminhando… e bem!

Em relação à Secção que “chefio” – a III. O objectivo do ano não foi cumprido – a Viagem ao Açores, espero que com todos os pioneiros, voltemos para o ano acreditar que é possível e trabalhemos para isso. E o que correu mal? Em primeiro lugar a culpa da chefia, que começou com entusiasmo, mas depois deixou-se “dominar” pelo “fica para amanha”. Depois algum desinteresse dos pais e por último a falta de vontade de trabalhar do grupo… Agora é mesmo necessário limar os obstáculos e para o ano iniciarmos o projecto a sério. Classifico o meu primeiro ano à frente da III, sem falsa modéstia, como um ano positivo. Adorei ter conhecido cada um dos elementos da III, gostei de muitas das actividades, dos amuos, das discussões, das vezes que não nos apeteceu fazer nada… Em sentido global, classifico o ano como muito positivo. A III iniciou a preparação do próximo ano já nesta sexta feira (6 de Junho) com mudanças a nível dos guias e sub-guias, afim de preparamos a recepção aos noviços e começarmos Setembro em força. Não minto a nostalgia que me invade ao ver partir dois elementos da minha secção: a Diana e o Luís. Rumam aos caminheiros, os escuteiros são mesmo um caminho e vamos deixando sempre alguém… que tem de seguir em frente. Vou sentir muita falta deles, em especial do Luís, que como guia de grupo, tive a oportunidade e privilégio de conhecer melhor. Boa sorte para ambos, serão sem duvida uns BONS CAMINHEIROS!

Agora começo, alias, começamos, eu e a restante Equipa de Animação do Acampamento de Encerramento, a preparar um fim em grande… Preparem-se para as surpresas!!! Alvaiázere será nossa!!! Lol

Canhotas, Gonçalo

Anónimo disse...

Eh eh.. É isso Gonças! Butes lá fazer deste Acampamento de Encerramento um espelho do que foi este ano. Um ano bem positivo para todas as secções, onde houve actividades de todos os gostos e que, com fases boas e menos boas, deu sempre para praticar o bom Escutismo.
1067 4ever!
té...