domingo, 14 de dezembro de 2008

IV Secção (Actividades)


4 caminheiros recebem Etapa de Bronze


Este fim-de-semana foi dado mais um passo elucidativo da caminhada conjunta que o Clã tem vindo a efectuar, nomeadamente de há dois anos e meio para cá (altura em que transitaram os primeiros elementos que compoem o actual grupo), ao ser atribuída sob a aprovação do Chefe de Clã, Liberto Maia, a Etapa de Progresso de Bronze a 4 caminheiros.

Mário Silva, Daniela Sequeira, Tânia Pedroso e Liliana Gomes delinearam assim uma etapa do percurso que têm vindo a afectuar ao longo do período temporal já citado, estando no entanto conscientes de que esta apenas marca o começo de uma nova etapa, numa continuidade de trabalho, de projectos e de empreendimentos.

Todos esperam assim continuar a evoluir enquanto escuteiros e caminheiros, num esforço que obviamente não se resume à Etapa de Progresso (que possivelmente será até mais simbólica) mas que se pauta pelo gosto da caminhada em Clã e pelo Serviço à Comunidade e que se estende aos demais elementos do grupo.

Este acontecimento teve luga num sábado (13) em que os caminheiros se dedicaram a enfeitar a Sede para a Festa de Natal do agrupamento que, relebramos, terá lugar na próxima sexta-feira (19). O tema escolhido para as decorações natalícias foi a reciclagem, pelo que a partir de jornais e revistas velhas pensamos ter correspondido às expectativas de quem sempre sentiu o nosso caloroso ambiente da Natal.
___________________________________________________________

Num outro âmbito, é com alguma tristeza que damos conta da desvinculação definitiva dos caminheiros Nuno Ventura e Patrícia Craveiro do Clã e do agrupamento. Há já algum tempo que os dois detinham um estatuto especial no seio do 1067, uma vez que as suas vidas pessoais e profissionais não lhes permitiam a comparência pretendida às actividades escutistas. No entanto, dado que era do interesse de ambos permanecerem ligados ao agrupamento, foi mantido o seu vínculo, vínculo esse que termina agora, já sem a sua inclusão nos sensos escutistas de Janeiro de 2009. No caso de Nuno Ventura termina mesmo a sua militância escutista que, a contar da sua primeira inscrição no CNE, durou quase 15 anos, uma vez que este foi o seu terceiro "abate", o que determina a impossibilidade de se inscrever novamente como escuteiro do CNE.

Aos dois uma palavra especial do Clã, um muito obrigado por tudo e a certeza de que poderão encontrar sempre neste grupo uma mão cheia de amigos!

Uma forte canhota

8 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da parte da Descoração da Sede... com o tema da reciclagem. Não pelo acto em si mas pelo facto de ter um tema para a a Decoração da Sede. Acho que o Clã este ano está a trabalhar muito bem, especialmente pela parte em que têm pensado nas suas actividades, e nos seus 'haveres', praticamente sozinhos, com tempo também para o Agrupamento e para servir ao que lhes compete... Sem abstrair os outros elementos, acho que o Mário como chefe de equipa tem funcionado 5 estrelas e o Agrupamento tem ganho muito com o Clã que nos serve...

1067 4ever!
té...

Mário Silva disse...

Parabéns a todos pelo alcance desta primeira etapa. Mais do que o culminar de dois anos e meio de trabalho (já?!...) é um incentivo simbólico à partida por novos desafios!

Que o seja quer para os que agora receberam esta Etapa de Progresso, quer para os outros elementos!


[]

Mário Silva disse...

Noutro âmbito, não posso deixar de comentar a saída da Tixa e do Bexigas. Obviamente que fico triste, pois ambos tinhas bastantes qualidades para colocar ao serviço do Clã e, consequentemente, da comunidade. No entanto, por vezes a vida não nos permite enveredar por todos os caminhos pretendidos e por isso, nomeadamente para o Bexigas, que à partida não regressará ao CNE, uma palavra de apreço, com a garantia de que ele é um dos casos de 2escuteiros por um dia, escuteiro para toda a vida!"

O Bexigas foi das primeiras pessoas que conheci no agrupamento, já lá vai mais de uma década... Já nessa altura ele levava uns anos valentes de escutismo, de que tanto gostava e foi crescendo, contrariamente ao que muitos possam pensar, um grande escuteiro! As adversidades pessoais que sempre enfrentou não lhe permitiram dedicar-se mais ao 1067, razão pela qual já havia sido abatido duas vezes, mas não me esqueço dos caldaços q ele mandava ao pessoal q falava na formatura, do seu empenho nas peças de Natal e de Fogos de Conselho, da sua humildade, da forma como criou uma nova patrulha em meados de 2000 pela qual ninguém dava nada (Morcego - ainda anda por aí algum? Penso q n...) e que acabou por ser um exemplo de trabalho, enfim...

Aos poucos a sua vivacidade foi esmorecendo, mas o essencial ficou sempre lá!

Por tudo isto e muito mais muito obrigado Bexigas, desculpa lá qualquer coisa e sabes q terás empre aqui um amigo!

Quanto à Tixa... Nc se sabe o dia d amanha, n é? =P He he! Desejo t as maiores felicidades!

Portem-se c juízo! ;o)


[Mário]

Anónimo disse...

oh Mário este comentário é pa ti!so para não dizeres que não comento!ahah
Bem, fiquei muito feliz por mim e claro pelo resto do pessoal com a atribuição da etapa de bronze. Só mostra que afinal até temos andado a fazer alguma coisa de jeito!loool
E agora.. prata, ouro e (se houvesse) platina!ahah

Quanto á parte da Tixa e do Bexigas terem sido abatidos, a vida é mesmo assim, quando não dá cabe ás pessoas fazer a melhor opção para a sua vida. A Tixa pode voltar quando quiser e será sempre bem recebida, já o Bexigas apesar de tudo não pode voltar mais, mas acho que a vida dele também já não o permitia.É assim a vida amigos..
Quero que saibam que gosto imenso de vocês e que nunca me esqueço!!
bjinho para tods**

Gonçalo disse...

Antes demais felicito os caminheiros pela Etapa de Progresso Pessoal conseguida. Concordo com os comentários aqui transcritos, este ano o Clã, está mais dinâmico, também mais virado para o Agrupamento. Fica o desafio de também interagirem mais com a comunidade.

Em relação aos dois caminheiros que “partiram”, sem querer ser mal interpretado (mas correndo esse risco) entendo esta “abate” como um mero acto burocrático, já que é uma realidade algum tempo a sua total ausência às actividades escutista. Entendo que poderão voltar sempre que desejarem e tiverem tempo para viver em Clã. Desafio todos a tentarmos perceber porque o Nuno, nunca mais pode regressar. Na minha consulta ao Regulamento do CNE, não encontrei nada que o impeça. No entanto, poderá existir algum artigo que me passou despercebido.

Deixo também uma ultima ressalva. Existe o hábito muito enraizado no nosso agrupamento, de atribuir as Etapas de Progresso Pessoal no fim das provas realizadas. No entanto, o CNE aconselha que seja exactamente ao contrário, os escuteiros recebem a Etapa e fazem as provas, no final das provas efectuadas recebem a Etapa seguinte e desenvolvem as provas necessárias.

Boa caminhada e continuem em força.

Canhotas, Gonçalo

Anónimo disse...

Lol... aquele Anónimo fui eu...

Pois bem, comento em relação a algumas das "questões do Gonçalo". Não sei o que diz o Regulamento mas a minha opinião é que uma pessoa que está só na teórica (sim, tudo bem que paga as cotas) mas não está na prática e ainda mais sabe-se o porquê da não comparência nas actividades, acho que o mais viável é mesmo o abate. Ficam ambas as partes bem, na medida em que uma não perde o dinheiro e a outra conta com os que estão e pronto. Depois, se tem um limite de 3 abates, não concordo de todo mas acho que deveria haver uma outra solução que não o impedimento do reingresso no CNE. Um aumento das cotas, por exemplo... Depois, as Etapas, não concordo que se dê o distintivo antes de o Escuteiro fazer a Etapa. No fundo, as Etapas dervem para nosso enriquecimento, a todos os níveis, onde o Distintivo derve como um Diploma dessa Etapa concluída! Não tem grande lógica receber primeiro o Distintivo e depois fazer os vários níveis da Etapa... Para além do mais, acho que isso nunca funcionou dessa maneira...

1067 4ever!
té...

Anónimo disse...

bem, tenho a dizer que estou muito orguhosa de nós, enquanto Clã, e acho que esta etapa é mais que merecida e, afinal de contas, somos sensacionais e temos classe, poderia haver melhor?! heheh



agora falando mais a sério, no primeiro ano andámos meio perdidos, pelo menos na minha opinião. ainda não entendíamos bem o Caminheirismo nem toda a sua Mística. Já no segundo ano, acho que vivemos tanto o serviço ao agrupamento (embora não esteja a dizer que este não seja nossa obrigação, enquanto escuteiros e Clã) que nos perdemos um pouco da vida de Clã, e isso pode ver-se pelo que cumprimos do nosso plano de actividades.


Já este ano acho que finalmente encontrámos o perfeito equilíbrio e estamos a ser capazes de atingir todos os desafios a que nos propomos. acho também que a entrada de elementos veio fortalecer-nos bastante.


outro assunto de qe não posso deixar de falar é da nossa assiduidade.. este ano é constante a presença de toos os elementos do Clã nas actividades ao sábado e até na própria formatura, a imagem fica logo outra....


Acho que é merecido um "Parabéns" para nós, modéstia à parte... É um prazer trabalhar convosco...

PS: também concordo com o Semedo, relativamente ao Mário...
Puto, és uma mais valia como Chefe de Clã... =) (não te babes :P )

beijocass**

Mário Silva disse...

Ó Gonçalo o q escrevi relativamente ao Bexigas e à impossibilidade do seu regresso não tem por base o regulamento (que nunca li, confesso...) mas sim aquilo que sempre ouvi o Chefe Liberto dizer...

Tânia e Semdo por vossa causa babei m p cima do teclado e avariei o PC!!! xD Lol!

Ó Diogo...

Ainda se fosse insígnia de ligação p alguma coisa de jeito...

He he he! =P Na brinca...

Portem s!


Abraço escutista!


CNE - 1067