Venham mais vinte, pois claro!
Foi um momento por demais simbólico e emotivo, que teve lugar no domingo, dia 11 de Janeiro, no Mercado e no qual, além de se comemorarem as duas décadas de existência do CNE na vila da Pampilhosa, se contou com a presença das mais importantes autoridades locais, sendo igualmente algumas delas distinguidas (por exemplo a Junta de Freguesia da Pampilhosa ou a Câmara Municipal da Mealhada), assim como as colectividades ou singulares (tais como os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa ou a Filarmónica Pampilhosense) que, ao longo dos anos, foram contribuindo para que se verificasse o crescimento que resultou na actual expressão escutista na vila, numa ajuda desinteressada.
Da mesma forma, também antigos escuteiros marcaram presença, tendo sido todos convidados pelo agrupamento, havendo igualmente lugar para distinções neste âmbito, pelos serviços prestados e pela fidelidade ao movimento, incluindo por exemplo dois dos os primeiros lobitos do antigo agrupamento pampilhosense de Santa Marinha, na década de 30 (posteriormente extinto e mais tarde recuperado para o actual 1067)! Os ex-escuteiros não adoptaram uma postura passiva perante a ocasião festiva e prepararam, na sexta-feira à noite, dia 9, uma vigília de oração na Igreja Paroquial, que contou com uma presença elevada de actuais escuteiros e respectivos familiares e amigos.
Porém, outras actividades tiveram lugar no decorrer das comemorações, não tendo sido esquecido o Padre Virgílio, que tanto ajudou o nosso agrupamento e a cuja campa o grupo de pioneiros se deslocou no domingo, em Mira, a fim de homenagiar e depositar uma coroa de flores.
Outro dos pontos altos das comemorações teve lugar também no domingo, à tarde, a quando da missa comemorativa dos 20 anos, na Igreja Paroquial. No decorrer da mesma e antecipadamente aos restantes aspirantes e noviços do agrupamento, o ex-CIL Gonçalo Costa realizou a sua promessa de dirigente, passando assim a Chefe Gonçalo e fortalecendo em quantidade e qualidade a grande família de dirigentes do CNE. Foram momentos emblemáticos e de grande emoção, tornando-se desta forma o Gonçalo no único escuteiro no activo a completar a caminhada escutista de lobito até dirigente.
Uma vez questionados os visitantes do blog, no âmbito da «Pergunta do Mês» de Janeiro, acerca do que mais os aliciava relativamente ao vigésimo aniversário, as opiniões foram por demais claras, não deixando espaço para a dúvida quanto à opinião comum de que o mais importante é olhar em frente e desenvolver trabalho no sentido de comemorar outros tantos anos e, se possível, muitos mais.
Vejamos então os resultados:
A distinção de quem mais tem contribuído para o nosso crescimento - 1 voto (3.8%)
A possibilidade de vir a festejar muitos mais anos - 21 votos (80.8%)
Outra - 1 voto (3.8%)
Não atribuo grande importância a este aniversário - 1 voto (3.8%)
Total - 26 votos
Da nossa parte fica a concordância com esta tendência!
Sempe Alerta!
6 comentários:
Pra pois... 20 anos comemorados num ano cheio de actividades e de grande renome, como o Jambeiras, o rensacer do ACM, a preparação da Festa mais importante da Pampilhosa, etc... Está a ser um ano em cheio para o Agrupamento, se bem que parece que ainda agora está a começar (uma vez que todas estas actividades se vão passar só em 2009, e não em 2008)... Esperamos mais 20 anos em cima e outro tanto e mais uns quantos... ;)
1067 4ever!
té...
Pessoal desculpem lá ter estado tano tempo sem actualizar o blog mas a vida profissional nem sempre nos permite dedicarmo-nos a estes prazeres com a assiduidade de que gostaríamos...
Quero ver-vos aqui em força novamente!
Aos que se amntêm "fiéis" ao blog há que chamar o pessoal!
Abraço escutista
[Mário]
E 20 anos já passaram… A festa e presença de algumas pessoas que contribuíram para o crescimento do 1067, foi um momento alto de todas as comemorações. Foi agradável e muito simpático a troca de opiniões, o recordar de actividades passadas…
A Sessão Solene com entrega de diplomas, como forma de agradecimento a todos aqueles que de alguma forma deram tempo, bens materiais ou dinheiro para que fosse possível, a construção da Sede, do Campo de Vera Cruz, a realização de actividades. A entrega de Medalhas a alguns (poucos) escuteiros e dirigentes no activo, medalhas essas que não podem ser vistas como mero reconhecimento público, nem como um objectivo atingir...
Por fim, a minha Promessa de Dirigente… um momento fantástico na minha vida escutista e pessoal… rodeados de amigos, de escuteiros e outros dirigentes, realizei a minha última promessa de escuteiro. Agora começo um novo caminho, este bem mais exigente, agora sou Dirigente do CNE, não sou Chefe… isso virá com o tempo e por acréscimo…
Que o caminho trilhado pelo 1067, com ajustes, criticas, quedas e tantas outras coisas… faça possível a comemoração de cada vez mais aniversários… sempre em espírito de alegria, de escutismo, de festa…
Forte canhota, Gonçalo (ex-CIL) lol
Olá a todos! Antes de mais quero dar os merecidos parabéns ao Gonçalo e pedir muitas desculpas por não ter estado presente na tua promessa!Mesmo assim fiquei muito contente pelo momento que viveste!!
Quanto ao agrupamento no geral não há palavras para descrever!!!!Continuem a ser esse agrupamento cheio de vida e alegria!
Com uma forte canhota!!!
Não me parece lá muito bem, comentar comentários... mas lá vou eu faze-lo uma vez mais...
Obrigado Catarina pelas palavras a miim dirigidas... Como o Espirito ERscutista é lago de muito forte e notavel... acredito que também tu estiveste comigo na minha promessa de Dirigente...
e já agora quando vens para o 1067?? Estamos todos ansiosos a tua espera...
Canhota, Gonçalo
Foram 20 anos bem comemorados!
Velhos tempos relembrados e contados, fotografias perdidas no tempo que contam a história de um pequeno grande agrupamento que para muitos de nós escuteiros se torna a nossa segunda familia onde encontramos sempre a cada actividade novas histórias para contar e mais tarde relembrar progredimos como pessoas, aprendemos, ensinámos, fazemos amizades para o resto da vida, vemos outros crescer, enfim um turbilhão de emoções e sentimentos que só podem ser descritos por quem "prova" ou "provou", pouco ou muito o escutismo!
Que venham pois então mais vinte e que eu possa estar presente para testemunhar mais uma vez o escutismo!
Uma forte canhota a quem nos ajudou durante todos estes anos e a quem nos vai ajudando e um muito obrigado! O escutismo e a juventude agradece!
Enviar um comentário