terça-feira, 5 de maio de 2009

NÚCLEO (Actividades)


Gonçalo Costa fála-nos do X ACM e da III secção


Ao longo das últimas semanas, muitos têm sido os pedidos por parte dos frequentadores do blog para que nele colocássemos informações sobre o X ACM, que decorreu no Campo da Vera Cruz, nos passados dias 3, 4 e 5 de Abril.

Tais requerimentos levam-nos a concluir que esta reedição do mítico Acampamento do Conselho da Mealhada (o último havia tido lugar em 2003, curiosamente também no nosso Campo Escutista) foi bem sucedida e que deixou satisfeitos todos quantos nela participaram.

Desta forma, uma vasta opinião acerca da actividade, concretamente ao nível da III secção, chegou-nos por intermédio do Dirigente Gonçalo Costa, a qual partilhamos de seguida com vocês:

"O tema central do acampamento e também do Campo da III foi «Reencontro Rumo ao Futuro». Participaram 40 pioneiros dos agrupamentos da Pampilhosa, Barcouço, Mealhada, Casal Comba e Penacova, apoiados por 8 Dirigentes e Aspirantes a Dirigentes.

A sexta-feira foi o arranque da actividade, com construções da parte da manhã e da tarde - cada equipa tinha que construir uma mesa e uma cozinha. Às 22 horas começou um raid com o tema: «Opção de Ser Cristo - São Paulo Como Modelo»; o percurso foi entre a Vera Cruz e as Portas de Coimbra, com pernoita no Luso. Durante o trajecto existiram 4 paragens, onde a equipa de animação encenava passagens da vida de São Paulo. Os pioneiros eram convidados a tentarem perceber o que é ser Cristão e Judeu, a escolher e a assumir a escolha.

No sábado o dia foi passado na Vera Cruz com a preparação do Fogo de Conselho, cada equipa tinha que utilizar uma técnica diferente: mímica, televisão, fantoches, sombras chinesas e uma típica de teatro. Após o Fogo de Conselho foi tempo de descanso.

No domingo, da parte da manhã, foi altura de um mini-raid pela Pampilhosa, com 3 ateliers: Cruz Vermelha Portuguesa - Socorrismo; Jardim de B.P. (limpeza do jardim) - Serviço; Visita ao Museu da GEDEPA - Acção Cultural. Despois seguiu-se a Eucaristia, desmontar campo e avaliação.

Os pioneiros da Pampilhosa ficaram nos últimos lugares: Equipa Tigre em com 23 pontos e Equipa Elefante em com 19 pontos; a equipa vencedora foi a Equipa Lobo - Mealhada - com 31 pontos. Este ACM ao nível da secção serviu para que os noviços se apercebessem das suas «deficiências» e para se aperceberem que só em união e com o trabalho de todos podemos ir mais longe. Penso que, neste sentido, este acampamento foi muito válido. Saliento as boas construções dos nossos pioneiros e aqui também saliento a ajuda do CCS Pedro Semedo, que esteve a chefiar um sábado de construções de preparação para o ACM.

Na avaliação a satisfação era nítida, todos gostaram da organização e da forma como as actividades decorreram. Em relação à Equipa de Animação da III (Chefe Nuno, Chefe Rosa e CIL Rui - Casal Comba; Chefe Frederico - Mealhada; Aspirante a Dirigente Rosa - Penacova; Chefe Gonçalo e Aspirante a Dirigente Anabela - Pampilhosa; Chefe Aristides - Barcouço), acho que não podia ter corrido melhor, nem parecia que não nos conhecíamos muito bem... Formámos uma equipa coesa e unida e isso transpareceu para os pioneiros.

Sem margem para dúvida posso dizer que, a todos os níveis, adorei este ACM, o contacto com os pioneiros, a equipa de animação, tudo... Foi um Encontro que claramente levará muitos frutos para o futuro!"

Pois bem, uma vez constatada esta satisfação por parte dos «azuis», gostríamos agora de ouvir os seus elementos na primeira pessoa e ainda de convidar os elementos da demais secções a apresentarem também a actividade, de uma forma geral e do ponto de vista da sua respectiva secção, esperando que o sentimento de satisfação seja mútuo!

Uma forte canhota!

5 comentários:

Mário Silva disse...

Que saudades destes acampamentos!

Muito eu vivi nos 5 ACM em que participei!

Torna-se particularmente nostálgico pensar que não vou voltar a participar neles da mesma forma mas o percurso escutista é mesmo assim!

Mas quem tem a aoportunidade de ir que não deixe de aproveitar! Eu pessoalmente tenho memórias inesquecíveis, que davam para estar aqui um dia inteiro a escrever! Ficam para outra vez! xD


Abraço escutista


[]

Mário Silva disse...

Quanto aos pineiros... Bom, nunca é agradável ficar nos últimos lugares, ainda para mais o único agrupamento que levou duas equipas... Mas se o Gonçalo diz que o acampamento durtiu efeitos em relação ao trabalho futuro eu acredito!

É preciso estar receptivo e aprender muito com estas actividades para que, por exemplo no Jambeiras, não se repitam os mesmos erros!

No entanto, não posso deixar de notar a falta de alguns dos elementos mais velhos da secção na actividade, o que certamente também não facilita a adaptação (nomeadamente a actividades desta envergadura) dos noviços, por muita experiência que tragam dos exploradores... Acho que se devia batalhar nesse ponto, porque há matéria prima no GP34 para mais do que um 4º e um 5º lugares em 5... Volto a frisar. claro que a questão numérica não é o mais significativo, mas é um reflexo... Força nisso!

Qunato ao Semedo, nada a dizer... a postura do costume! ;o)

Um incentivo especial à Aspirante a Dirigente Anabela, pois creio ter sido o primeiro acampamento deste género em que participou, correcto? Que se tenha sentido integrada e correspondida e que seja o primeiros de muitos!


Canhotas


[]

Gonçalo disse...

O ACM foi uma actividade muito interessante. Gostei muito de ter trabalho com a chefia da III de Casal Comba, todo o trabalho anterior ao ACM foi bastante interessante e enriquecedor.

Em relação a prestação dos pioneiros neste ACM, foi sem duvida o reflexo da ausência de pioneiros, a maioria do grupo eram noviços – algo que só aconteceu com o nosso agrupamento, as outras equipas eram compostas por pioneiros investidos. Existe um grande trabalho para desenvolver… o espírito de grupo, o trabalho em equipa, o voluntarismo… tantos aspectos que estamos claramente deficitários, mas que podemos trabalhar e melhorar. Estou convicto que depois do ACM, o Grupo 34, tomou outro rumo… este sim… rumo ao futuro…

No entanto, a culpa deste resultado, se é que podemos falar em culpa. É claramente da Equipa de Animação em primeiro lugar e em segundo lugar dos seus elementos. Depois do ACM fizemos uma avaliação em grupo e na clareza das palavras e no conforto de ideias, chegamos a consensos importantes que nos levarão mais longe.

De realçar a boa prestação dos exploradores, uma patrulha ficou em primeiro lugar, dos lobitos que andavam super atarefados para salvar o planeta, com a reciclagem. A actividade dos caminheiros apesar de ter começado mais tarde (sexta-feira à noite) pareceu-me também muito bem conseguida.

Foi sem dúvida um reencontro com muitos aspectos positivos. Daqui a 2 anos voltamos a reunir-se para juntos festejarmos mais um ACM.

Não posso deixar de realçar a óptima prestação da aspirante a dirigente Anabela, que tanto na preparação do ACM, como no ACM em si, mostrou um grande a vontade, uma óptima prestação. Esta de Parabéns!!!

Canhotas, Gonçalo

Semmedo disse...

Foi um ACM bonito, sem incidentes, com alegria em toda a parte. Uma vez que se escreve em Pioneiro, concerteza que os mais novos fizeram a sua avaliação para se portarem melhor em futuras actividades, nomeadamente nos Jambeiras... Metade dos elementos do Grupo fez agora a Promessa, com a maior parte a já ter dado cartas em anteriores secções. Adivinha-se um bom futuro para o Grupo Pioneiro. O ACM trouxe, talvez, a realidade nas pontuações mas de certeza que daqui a dois anos, com estes mesmos elementos, será diferente.

Ah, e preparem-se bem para o Jambeiras! Vai ser de loucos...;)


1067 4ever!
té...

Anónimo disse...

O ACM foi espectacular, gostei mesmo. Foi a 1ª Vez que fui a algum e espero voltar a ir a muitos mais.

1067 4 ever

Ass: Maria Inês