Final de ano agitado
Pois é, desenganem-se aqueles que pensam que o final de mais um ano escutista traz consigo a calma no que a actividades diz respeito! Sobretudo para os que fazem questão de marcar presença assídua em todas as actividades desenvolvidas pelo 1067 neste princípio de Verão e que não são poucas.
Por um lado isso reflecte-se na sobrecarga daqueles de que falámos anteriormente, na sua grande maioria pertencentes às secções mais velhas do agrupamento, nomeadamente caminheiros e dirigentes. Além disso, se a esta multiplicidade de actividades juntarmos a azáfama e o stress gerado por um final de ano carregado de exames, que se estendem por exemplo a todos, isso mesmo, todos os elementos do Clã, não é difícil antever a dificuldade que é desdobrarmo-nos em trabalho e empenho.
Por outro lado, também é verdade que, uma vez posto na prática esse empenho, vale a pena todo o esforço dispendido em torno da causa nobre que é para nós o CNE, vale a pena contemplar o resultado final a derramar gotas de suor apenas para receber em troca um sorriso do outro o que, por si só, nos faz também sorrir a nós!
Deste modo, damos então conta das últimas actividades do agrupamento, agendadas para as próximas semanas.
O próximo sábado (dia 20) será preenchido com actividades por secção sendo que no próximo dia 25 (quinta-feira), pelas 21 horas, terá lugar na Sede do agrupamento mais um Conselho de Agrupamento, o último do presente ano escutista e no qual serão debatidos temas tais como as passagens de secção ou as equipas de animação do próximo ano escutista.
Por outro lado, entre os dias 26 e 28, terá também lugar aquele que será o "substituto" do habitual Acampamento de Encerramento, ou seja, um fim-de-semana diferente no nosso Campo da Vera Cruz, com actividades por secção que se estenderão aos pais dos nossos escuteiros, podendo também eles disfruta de uma actividade própria, concebida a pensar exclusivamente neles. No domingo existirá uma actividade conjunta, sendo que os pais que não possam estar presentes na actividade poderão juntar-se à festa, devendo comparecer no dmngo, dia 28, pelas 10 horas na Igreja Paroquial de Pampilhosa e, posteriorment, no almoço-convívio na Vera Cruz.
Uma vez mais relembramos que é necessária inscrição, a efectuar até ao próximo sábado, dia 20, mesmo para os que apenas se juntarão à festa no domingo, dado que todo o material necessário e alimentação será comprada pelo agrupamento, sendo a despesa dividida por todos os participantes, no final da actividade.
Por fim, talvez a actividade de maior envergadura: a organização das festividades da Santa Marinha. Por certo muitas novidades daremos ainda aqui no blog acerca deste evento, que este ano nos coube a nós organizar e cuja preparação arrancou já há várias semanas, indo-se intensificando durante o próximo mês. Por agora relembramos apenas que foi recentemente criado um blog remetente à festa, de seu endereço http://santamarinha2009.blogspot.com e que se pretende de visita regular por parte de todos, mas sobretudo de nós, escuteiros, a fim de que todos possamos deixar a nossa opinião, rumo a um resultado final bem positivo!
E pronto, aí está um pequeno resumo de por onde andaremos nos próximos tempos! Por entre sebentas e fardas escutistas... vêmo-nos por aí!
Canhota!
5 comentários:
Um ano bastante agitado... com um final ainda mais agitado. É lógico e compreensível, apesar de não unanimemente aceite, que nem todos podem dar o seu tempo e entregar-se de uma forma total a todos os projectos que estão a ser organizados pelo nosso agrupamento. Os porquês da ausência de muitos, podem ter imensas explicações:
1- porque nem todos se enquadram de forma igual nas iniciativas propostas;
2- porque como foi referido no post – no caso do clã é composto exclusivamente por jovens universitário, logo esta altura do ano coincide com a época de exames;
3- porque após um ano de actividades, o cansaço e a desmotivação são notórios em alguns escuteiros/chefes;
4- porque apenas não apetece participar...
5- porque...
A Feira de Gastronomia foi um sucesso, é claro que as caras que trabalharam em quase todos os dias foram as mesmas. No entanto, não nos podemos queixar dessa realidade, em tempo próprio foram pedidos os nomes de quem queria e poderia participar. Muitas pessoas surgiram na feira com vontade de dar o seu contributo, no entanto não se tinham mostrado interessadas (não se inscreveram na folha própria) em tempo oportuno. Agora é necessário fazer o devido balanço da feira e mudar/alterar o que estiver mesmo bom.
Aproxima-se o fim de semana de Enceramento das Actividades deste ano escutista, no Campo Escutista de Vera Cruz, esperamos que todos os elementos possam tirar no mínimo as 10h de Domingo e a hora de almoço para estarmos em fraternidade escutista.
Depois vem a Festa de Santa Marinha, onde a dedicação de todos, além de essencial é quase obrigatória... uma grande festa, para uma grande actividade...
E por fim, acabamos com o Jambeiras, uma semana em plena actividade escutista, para comemorar, um ano de trabalho, de esforço, mas também de companheirismo e amizade.
Boas actividades...
Canhotas... Gonçalo Moura Costa
É verdade! Actividades grandes e grandes actividades para o final de ano! Este foi (e ainda está a ser) um ano de muito trabalho, com muitos projectos, muitos fins-de-semana e de muito enriquecimento para o Agrupamento, não só ao nível da Freguesia mas também em relação ao escutismo em si (como visão), na nossa região.
Penso que podemos ter orgulho no nosso trabalho, no nosso escutismo (que se calhar nem foi muito este ano com o pensamento virado para tais projectos) e vejo um bom futuro no Agrupamento, ainda com mais elementos e pessoas para ajudar e, no fundo, com muita vontade de servir.
1067 4ever!
té...
FIM DAS FESTAS!!!
E finalizaram as Festas de Santa Marinha 2009. 4 dias de imenso trabalho, mais de 4 meses de muita dedicação e entrega. E o balanço final qual foi? No meu ponto de vista, foi extremamente positivo. E positivo por dois motivos:
1- Porque uma vez mais conseguimos que as Festas de Santa Marinha não acabassem, pegamos na sua organização, convocamos os Pampilhosenses e todos à sua maneira e da forma que acharam mais correcta, corresponderam positivamente à convocação.
2- Porque apesar de todo o trabalho e de todo o desgaste, foi bom ver um agrupamento unido, onde os pais marcaram presença desde o inicio. Em todos os dias dos festejos e em toda a preparação que antecedeu, existiu sempre espírito de equipa, animação, entrega, alegria.
E os lucros? Esses, não falando em aspectos monetários, levamos todos para casa. Levamos os brindes, os sorrisos, os abraços, as conversas ao final da noite, os amanhecer em grupo, as piadas, as picardias, os gestos, a amizade, o carinho… estes são os lucros que levamos destas Festas…
Queremos mais? Suponho que se o lucro que conseguimos obter, se perpetuar pelo ano fora, ganhamos todos, o agrupamento, o movimento a comunidade onde estamos inseridos.
Parabéns a todos!
Canhotas, Gonçalo Moura Costa
MISSAO CUMPRIDA
Mai nada! Só tive pena de não ter podido participar mais... Acho que foi tudo positivo. Ainda bem... E damos cursos de boa organização da festa (isto, a cargo do Chefe Liberto, que, principalmente ele, fez um grande trabalho).
1067 4ever!
té...
Enviar um comentário