quinta-feira, 27 de agosto de 2009

IV SECÇÃO (Actividades)


Novo Chefe de Clã fála aos Caminheiros


"Caro Caminheiro! Cara Caminheira!

Após a minha nomeação para Chefe de Clã, é a primeira vez que me dirijo a ti. Ainda falta algum tempo para iniciarmos o nosso caminho… No entanto, faz sentido partilhar contigo algumas reflexões e visões pessoais.

Toda a nossa vida é uma febril sucessão de “factos”, de coisas que acontecem, é uma cadeia de coisas, de pessoas, de momentos que surgem e que lentamente dissolvem os nossos programas, ou mesmo se tornam protagonistas de cada jornada. Ter entrado na IV Secção, foi para mim uma novidade, uma novidade que me custou assimilar e aceitar.

Agora espera-me um ano em que vamos trabalhar juntos. Escrevi JUNTOS, porque só entendo o escutismo, como uma união de esforços e vontades, e como uma forma de co-educação em grupo. Claro que haverá espaço para o progresso pessoal, mas temos de ter sempre no horizonte – o grupo, o clã.

A IV Secção é a secção da maturidade plena, cada um escolhe o seu trilho e com ajuda do grupo, vai avançando, até aquele grande momento, em que cada caminheiro, pede a partida. Qual o meu papel? Não será com toda a certeza o mesmo que ser chefe de alcateia ou do grupo de pioneiros. Nos caminheiros serei apenas e só o teu amigo… que tudo farei para que o caminho por ti proposto, seja comprido, mesmo com as dificuldades que podem existir.

Escutando São Paulo, o que te proponho é Seres Homem-Novo, para um mundo-novo. A tua garra, a tua dedicação, o teu entusiasmo… vão ser contagiantes e vamos sem rodeios, sem mas… viver a IV e ser CAMINHEIRO!

Não existirá espaço para te acomodares, para estares sentado/a, para cruzar os braços… se esta for a tua postura, desde já te desafio, a mudares de rumo…

Nós seremos, Eu e Tu, a força que o Clã, necessita… eu conto com a tua garra…

Novas informações, aqui no teu blog…

Forte Canhota"

Gonçalo Moura Costa – Chefe de Clã

A IV JÁ MEXE!

7 comentários:

bernardo disse...

Eu vi esta carta. Hummm estão a ver o 3 paragrafo!? Ah, pois é... eu ajudei a escrever lol Rodrigo no clã, cá vou eu para os escuteiros :)

Vai tudo correr bem :) Ai, ai... vou ter de andar a pé... que tal raid´s de suzuki!? hummm isso é que seria uma inovação.

Ainda não percebi essa da canhota, mas pronto todos mandam lol

Canhotas...

Gonçalo disse...

Uma carta simples para o pontapé inicial neste ano que se aproxima. Acredito que vamos fazer muitas coisas juntos. Acredito na vontade das pessoas que fazem parte do Clã 26, acredito no entusiasmo de todos aqueles que virão juntar-se a nós.

No inicio pode parecer estranho, mas acho que todos estamos motivados para fazer escutismo. E mais do que esta ou aquela questão, o importante é estarmos todos para o mesmo. Ser caminheiro, hoje e aqui...

E como diz o Diogo, não minto aqui, nem a ninguém que levo a III no coração. Adorei trabalhar 2 anos com os pioneiros, gostei muito do grupo que agora deixei. Mas o escutismo é mesmo um caminho, agora foi a minha vez de caminhar. Sei que o Grupo 34, será sempre o melhor!!! e eu estarei sempre lá... :) mais não seja em pensamento... lol

E cara visitante Bernardo (assim até parece que não te conheço lol) raid´s em carro não me parece de todo possível, mas é sem duvida uma boa sugestão... A canhota que é tão falada aqui no blog, é o cumprimento entre escuteiros. Cumprimentamo-nos à esquerda, para deixar a direita livre e porque o lado esquerdo é o lado do coração. Significa a união, a amizade e é símbolo da fraternidade escutista.

Por isso uma forte canhota para ti Bernardo...

Canhotas, Gonçalo Moura Costa

Manuel Dias disse...

Ola, boa tarde!

Desculpem a pergunta. Mas não percebo uma coisa. O chefe Gonçalo Moura Costa, afinal está em que secção? é que vejo uma carta enviada ao clã e depois muitos comentários, onde fala como chefe da III. Não percebo.

Abraços.

Manuel Dias

Gonçalo disse...

Caro Senhor Manuel Dias:

Eu fui durante dois anos chefe da III Secção, até para ser mais correcto, no primeiro ano, fui CIL e responsável pelo grupo de pioneiros sendo o chefe da Secção, o chefe Liberto Maia. O ano que passou e após ter feito a minha promessa de dirigente (11 de Janeiro), passei a ser chefe de Unidade da III Secção.

Actualmente e durante o próximo ano escutista 2009/2010 será chefe de unidade da IV Secção - Chefe de Clã.

Escrevi aos caminheiros, porque acho que o trabalho escutista terá de ser programado e feito com tempo.

Continuo com o coração na III, a minha secção de eleição. No entanto, isso não significa que não queira estar e trabalhar com a IV. Muito pelo contrário.

Canhotas, Gonçalo Moura Costa

Emiliana Palmela disse...

Novo ano, novas visões… é sempre de salutar quando desde início sentimos que vamos percorrer um grande novo ano escutista pela frente. É perfeitamente compreensível a inquietação do Chefe Gonçalo nesta sua nova etapa, porque como para qualquer um de nós ingressar nesta secção é algo que aguardamos com muita ambição, mas sempre com incertezas, pois o dever que se depara passa a ser superior, agora é com o nosso próprio sacrifício que vamos em busca de traçar o nosso próprio caminho... A partir de agora é tempo de com todas as nossas energias alcançarmos o homem novo, a investidura na vida matura onde os encargos se transformam mais visíveis, porque sem hesitação esta irá ser uma das secções mais importante no nosso caminho. Espero que com todo o esforço do Clã e com a ajuda do Chefe que todos assimilaremos estes sucessos e que os iremos ter como paradigma, usufruindo desta jornada escutista.

Canhota

Carlos Godinho disse...

Um abraço ao clã e as maiores venturas para o «Caminho» que está prestes a reiniciar-se! Agora com um novo «Chefe»! Abraço.
Pe. Carlos

PS. Este abraço é extensível a todas as secções!

Miguel Ramos disse...

Nos escuteiros um novo ano significa sempre uma nova aventura, uma nova saga... Novos momentos e inquietações...

Mas sempre juntos, espero mesmo que criem novos projectos e os levem até ao fim...=)

Na minha opinião o escutismo serve em muito como forma de crescimento, e esse mesmo crescimento consegue-se com união pois as amizades são o que levam a nossa vida mais além, portanto aproveitem e levem a vossa vida o mais longe possível, juntos como Clã que são, entrem por novas aventuras e projectos juntos...

Uma das formas de serviço é o exemplo, sejam um exemplo e um modelo a seguir para os mais novos, eles estão de olhos postos em vocês... Mostrem a garra do Clã...

Vivam a vossa vida em Clã ao máximo, aproveitem... E agr com o Gmc há a hipótese de td ser melhor...eheheheh

Com votos de um bom ano,
Miguel Ramos