terça-feira, 8 de dezembro de 2009


O Blog, o Agrupamento, o Núcleo e a Região - Parte II


Olá novamente pessoal!

Retomamos aqui o post lançado na semana passada!

Todo aquele texto não foi em vão (pelo menos assim o esperamos), mas serviu de introdução para as actividades nas quais temos participado nos últimos tempos, a nível interno do 1067, do Núcleo Centro Norte e da Região de Coimbra, uma espécie de pedido de desculpa para o facto de as apresentarmos a todas de uma só vez mas, para além disso, uma reflexão que fizémos acerca do nosso trabalho e que quisémos partilhar convosco.

Os últimos tempos têm então trazido uma versatilidade de acividades nos mais diversos níveis. Começamos por assinalar a nossa significativa presença no 5º Curso de Guias do Núcleo Centro Norte, actividade realizada no CAIC (Colégio da Imaculada Conceição), em Cernache, entre os dias 20 e 22 do passado mês de Novembro.

É com orgulho que relembramos uma presença superior aos vinte elementos por parte do nosso agrupamento, nos diversos escalões de formação escutista, ajudando assim a exceder as duas centenas de participantes neste fim-de-semana no qual receberam instrução específica para Guias e Sub-Guias de Bando, Patrulha e Equipa e para Chefes de Equipa e Chefes de Equipa Adjuntos.

Este último leque de participantes (da IV Secção) constituiu uma inovação em matéria de Cursos de Guias e uma das principais bases do seu trabalho consistiu na preparação do ACANUC, previsto para o final do presente ano escutista, actividade que se prevê grandiosa e com bastante adesão por parte de todos os caminheiros.

Os caminheiros e dirigentes do nosso agrupamento marcaram também presença activa no Conselho Regional, realizado em Coimbra, no passado domingo, dia 29 de Novembro, o qual ditou a extinção do nosso homólogo Mondego Sul, que se juntou assim a Nordeste, Sul e Beira-Mar como Zona de Acção Pedagógica (ZAP). Esta foi uma proposta previamente anunciada e relativamente à qual nos mantivémos em consonância com a posição geral do Núcleo, votando contra, mas o que é certo é que acabou mesmo por ser aprovada.

A nível interno, o Clã 26 tem vindo a concentrar esforços em torno da organização da "III Gota de Água" (ler secção de "Destaques" na barra lateral do blog), tendo dedicado a ela os últimos fins-de-semana, com espaço ainda para a limpeza da Base e efeite natalício da Sede. De realçar que a participação dos caminheiros nestas actividades (por vezes não tão aliciantes, todos o sabemos) foi absoluta em ambos os sábados passados, com onze lenços vermelhos continuando a alimentar o trabalho de um Clã que mexe!

Esperamos ver o nosso esforço espelhado na "Gota de Água", que organizamos em conjunto com os Pioneiros, para depois começarmos a pensar... adivinhem lá... pois, na Actividade de Natal! Pelo segundo ano consecutivo escolhemos a Serra da Estrela como destino mas mudámos de monte, escolhendo desta feita a Covilhã (recordamos que, há um ano, estivémos e São Romão).

Contamos com a tua presença no próximo fim-de-semana!

Um forte abraço escutista!

2 comentários:

Gonçalo disse...

É salutar ver como 1067 está presente em todas as actividades a que somos chamados. Neste espírito de união e de partilha é que se se vive verdadeiramente o escutismo.
Falando particularmente do Clã, vou comentar a parte que transcrevo: “De realçar que a participação dos caminheiros nestas actividades (por vezes não tão aliciantes, todos o sabemos) foi absoluta em ambos os sábados passados, com onze lenços vermelhos continuando a alimentar o trabalho de um Clã que mexe!”.
É muito bom de ler que mesmo em actividade preparatórias de outras actividades (caso do trabalho nos últimos sábados) o clã está em peso – não 11 mas sim 9... os outros 2 ou o Mário estava a falar dos dirigentes ou então são caminheiros que ainda não tive oportunidade de conhecer lol
Três grandes actividades vão marcar o final de 2009:

- a III Gota de Água, uma novidade para o Clã – que está a ser inteiramente preparada pelos caminheiros, sem apoio da chefia (falo da preparação do bar para domingo);

- O jantar de Natal e ida aos Gaiatos.

- O Acantonamento de Natal, no Centro Escutista da Serra da Estrela – Covilhã. Onde pela primeira vez o Clã (6 elementos + 2 elementos da Equipa de Animação) vai estar reunido num Retiro Espiritual e na descoberta da Serra da Estrela. Fazendo neste modo a avaliação do primeiro trimestre (Dimensão Caminho) e projectando a sua actuação para o segundo trimestre (Dimensão Comunidade).

É louvável a dedicação, empenho e vontade de fazer mais do Clã... Mesmo não estando com o Espírito trazido da grande actividade de Penela, mesmo existindo alguns focos de desmotivação... parece-me que podemos fazer cada vez mais e melhor... Temos é de todos juntos, dar cada vez mais de nós... e nas actividades mais “secas” participar com o mesmo entusiasmo e vontade...

Termino com uma citação do nosso grande chefe:

“O Escuteiro é activo praticando o bem, e não passivo sendo bom”
Baden Powell

Será que percebes, a mensagem? Hummm...

Canhotas,
Gonçalo Moura Costa

Semedo disse...

Actividades de Natal, com todo o espírito escutista e Natalício presentes, são sempre diferentes de todas as outras. É uma época bem bonita. Teremos de saber aproveitá-la ao máximo, com a paz e união sempre na mó de cima, como é visível no nosso agrupamento. E nesta medida, vamos viver este momento, juntamente com o pensamento na recuperação do Chefe Liberto, esperando que ele volte aos bons velhos tempos, com a sua raça e a sua vontade e dedicação que tem no seio do 1067! As sinceras melhoras para ele e umas grandes actividades para todos!

1067 4ever!
té...