Assim, e para os que a tal iniciativa se proposeram, a actividade começou bem cedo, pelas 9 horas. Aliados a entidades da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia da Pampilhosa, (que forneceram equipamentos para ajudar na limpeza), os nossos escuteiros levaram a acabo a árdua tarefa de remover da vegetação os mais diveros tipos de lixo, desde colchões, electrodomésticos, roupas e os mais improváveis objectos que, desmensuradamente são todos os dias atirados fora, sem que os autores desse tipo de práticas se importem com o risco de incêndio e outros danos ambientais daí decorrentes.
Mas apesar de uma certa indignação foi invariavelmente com um sorriso na face que cumprimos mais uma missiva e dexá-mos assim as nossas redondezas um pouco melhor do que as encontrámos.
A nível de prestação por secções, o destaque mais positivo vai para os pioneiros, que compareceram na actividade na sua quase totalidade. Os exploradores estiveram igualmente bem representados e efectuaram um bom trabalho. Já menos bem esteve o Clã, pois apenas dois dos seus elementos marcaram presença na recolha do lixo, tendo o número aumentado para três, da parte da tarde. Tão fraca adesão valeu a repreensão do Chefe de Agrupamento ao Chefe de Equipa, pois efectivamente deixa muito a desejar que o Clã se apresente tão pobre numa actividsade deste tipo.
Para terminar, dizer ainda que a campanha mereceu o destaque do Jornal da Mealhada, o qual passamos a citar:
"Cerca de trinta escuteiros do agrupamento da Pampilhosa, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada (CMM) e Junta de Freguesia da Pampilhosa, realizaram, no passado sábado, 24 de Novembro, e pela segunda vez uma recolha de lixos que se encontravam nos pinhais e ruas da Pampilhosa. «Esta é uma maneira de sensibilizar os mais jovens para os problemas ambientais», declarou Liberto Maia, chefe do Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa, afirmando que «não há muito lixo, mas mesmo assim temos algum trabalho para fazer(...)». A Junta de Freguesia da Pampilhosa, disponibilizou uma máquina para levar os (...) «monstros» que as pessoas vão deixando nos pinhais da freguesia, assim como luvas para os escuteiros apanharem o lixo. A CMM disponibilizou o contentor para depositar o lixo que ficou completamente cheio."
Também o Jornal Diário de Coimbra enfatizou a iniciativa:
5 comentários:
Enorme BA do nosso Agrupamento! No entanto,admita-se k estas actividads devem ser feitas mais vezes e ñ d vez em quando em 10 anos..Infelizment,há muito boa gente k ainda ñ entrou neste mundo e ñ sab o kuant faz mal ao nosso Ambiente deitar lixo para o pinhal ou para o meio do nada..Deu para ser uma actividad escutista mas dev ser uma actividad d toda gente,ou seja,ñ sujar a Mata quando há locais próprios ond deixar o k já ñ utilizamos..
1067 4ever!
té...
Ora aí está... como diz e bem o nosso Semedo... estas iniciativas devem ser promovidas mais vezes... Este é o sentido de pretençaa uma comunidade... fizemos algo pelos os outros e por nós... deixamos a nossa sede e a nossa concha... e somos servir! Muito bem... gostei da actividade. FOrte canhota, o gonças da III
"Deixar o mundo melhor do que o encontramos".
Uma iniciativa espectacular de louvar.
Estou demasiado orgulhosa do agrupamento.
Um bem haja!!!!!!
..... o agrupamento está a crescer de uma maneira que até sinto uma lagrimazita no olho de felicidade....
oh Sónia... ca para mim essa lágrima é de saudade...
ah ah..boa Gonças!tb axo..x)
Enviar um comentário