A palavra "Jamboree" descreve acampamentos escutistas de gandes dimensões um pouco por todo o Mundo e, no caso do nosso agrupamento, está mais frequentemente ligada à maior actividade regional em que costumamos participar, como o próprio nome indica, sendo de todas aquelas em que costumamos tomar parte apenas superada pelo Acampamento Nacional.
Os Jamborees das Beiras são acampamentos de cerca de 7/8 dias e, pela sua complexidade, são organizados de quatro em quatro anos, tendo tal estipulação o objectivo de que cada escuteiro possa vivenciar cada um ao serviço de um secção diferente.
Apesar desse longo período entre Jambeiras, a espera promete sempre ser recompensada com actividades arrojadas, inovadoras, ou até mesmo "puxadas", que seriam de difícil enquadramento numa outra actividade mais comum de 3/4 dias. Assim sendo, juntamente com outros programas mais vulgarmente desenvolvidos, tudo aliado à convivência com milhares de escuteiros de diversas regiões das Beiras têm tornado, ao longo das últimas décadas, estes acampamentos inesquecíveis.
Assim, no seio do nosso blog, procurámos saber a experiências dos nossos seguidores quanto aos Jambeiras, assim como a expectativa com que aguardavam mais um que se avizinha, este Verão, em Arganil.
Os resultados foram os seguintes:
É como outro acampamento qualquer... - 0 votos (0%)
Nunca fui a nenhum Jambeiras mas estou ansioso! - 4 votos (26,7%)
Nunca fui a nenhum, estou na expectativa... - 1 voto (6,7%)
Não vou... - 2 votos (13,3%)
Total - 15 votos
Conclui-se assim que o Jamboree é, pelas razões enunciadas, um acampamento que não passa indiferente a ninguém, quer quem já participou, quer quem vai tomar parte pela primeira vez.
Esperamos assim que a expectativa de todos quantos em Agosto vão rumar a Arganil seja recompensada com a magia de uma semana de acampamento e que saibamos corresponder com esforço e dedicação, disfrutando assim das sensações únicas proporcionadas.
Têm agora a palavra os que já participaram nesta actividade em anos anteriores!
6 comentários:
Pessoalmente eu digo sem sombra de dúvida: excluindo a viagem internacional de 2004 (que foi uma junção de vários acampamentos, acantonametos e actividades), os Jambeiras foram as melhores actividades em que tive a oportunidade (e felicidade) de participar!
Estive presente no IV, em 2001, no Palheirão (curiosamente a primeira das dezenas de vezes que lá acampei), como explorador e no V, em 2005, no Choupal, como pioneiro.
Claro que foram duas actividades bem distintas uma da outra, mas há características comuns que marcam esta actividade e que me deu muito gosto reviver em 2005. Espero ter também agor essa oportunidade.
É uma semana ou mais de acampamento, o que exige uma preparação específica (normalmente recebemos "gedlines" por parte da organização. Pode ser material específico, preparar algum artefacto, uma animação, etc... Então, como é no Verão e (à partida), há mais disponibilidade, o pessoal junta-se na sede uma meia dúzia de vezes para tratar disso (quem nunca foi que não pense que vai tratar de tudo na véspera, como às vezes fazemos para os acampamentos!).
Dos que foram ao V Jambeiras como pioneiros, quem não se lembra da preparação do material (que galhofa e que banhos!), da construção da jangada (mítica), da sua experimentação, enfim... Tudo isso torna os Jamborees das Beiras memoráveis para mim! É um ambiente circundante diferente!
Claro que depois também há o acampamento em si, que nunca se esquece, ainda hoja nos fartamos de cantar músicas da II de 2001 ("Somos Ilhas", "Anda Um Lobito", "Não Vás ao Toi"...) ou de recordar aquele raid de 24 horas...
Enfim, já escrevi muito em espero agora que este VI Jambeiras seja tão especial para mim como os outros, sendo que como caminheiro a sensação vai ser diferente, sem dúvida!
Mas gostava de ver mais opiniões, quer de quem já participou, quer dos que vão pela primeira vez!
Abraço escutista
::[Mário]::
Tal e qual como o Mário posso-me gabar de ter em dois Jambeiras, um como explorador (no mesmo grupo de exploradores em que o Mário e tantos outros estiveram) e adorei, de facto o Jambeiras è algo que nunca se esquece pela intensidade de uma semana passada exclusivamente com amigos, e a fazer novos amigos... Quem é se lembra de estarmos no Jambeiras e de todos aqueles míticos episodios?! Cenas tipo, a hora da limpeza dos toìs (vulgarmente chamadas de casas de banho sem saneamento)?! Ou a famosissima hora dos banhos?! Ou adormecer de cartas na mão a meio de uma tentativa de directa?!
São coisas que passamos com os nossos amigos e ainda hj nos fazem sorrir e dão ainda mais significado à nossa vida escutista... Aconselho vivamente que experimentem, desfrutem, usem e abusem de toda essa semana com novas pessoas...
Tb tive um Jambeiras como caminheiro e posso apenas dizer que adorei... Não digo mais pq o melhor è mesmo viver um Jambeiras...=)
Este ano vou, e mais, ao meu segundo Jambeiras com a II Secção... Espero que seja tão especial para os exploradores como foi para mim à quase 8 anos...
E volto a relembrar algo que o Mário falou e è muito importante, o Jambeiras começa em casa, há muito a preparar antes de ir... Quando todas essas metas vos forem dadas comecem logo a tratas de tudo... Pois "depressa e bem não há ninguém"...
Miguel Ramos
"Pessoalmente eu digo sem sombra de dúvida (...) os Jambeiras foram as melhores actividades em que tive a oportunidade (e felicidade) de participar!
Estive presente no IV, em 2001, no Palheirão (curiosamente a primeira das dezenas de vezes que lá acampei), como explorador e no V, em 2005, no Choupal, como pioneiro."
faço tuas as minhas palavras
bolas..jambeiras eh jambeiras
ja que tamos numa de falar em episodios miticos quem nao se lembra quando a dia no IV queria vir-se embora pq nao gostava de mim...no V as meninas todas e o senhor jorge viegas a querem vir embora pq nao nos davam pequeno almoço (hahahahaha)..momentos absolutamente unicos que dificilmente votamos a ter
aquela jangada que ninguem dava nada por ela e foi o que foi
com 11 aninhos fui para um jambeiras..com uma mochila maior que eu e AMEI..sem duvida alguma o meu melhor acampamento..
quanto a este..vamos ver o que vem ai
restamos esperar que nao fiquemos em ultimo como nos outros...ups :)
Jambeiras é simplesmente jambeiras...
Um acampamento que nos mostra o essencial e a necessidade do trabalho em grupo.As melhores experiencias de escutismo que talvez possamos ter, sem duvida. Quem pode ir nao deve desperdiçar esta oportunidade pois nao sabe o quão rico se sai de uma actividade desta dimensão...
Um Jambeiras é uma Actividade que ninguém pode perder! Quem realmente vive o Escutismo com grande intencidade, o Jambeiras é como o Culminar na carreira escutista! Até porque, à partida, cada escuteiro tem a oportunidade de o viver em todas as secções, visto ser realizado de 4 em 4 anos... Por acaso, pessoalmente, tal como com o nosso amigo Alentejano, não nos foi possível participar como Pioneiros, onde, de resto, tive imensa pena. Contudom participei como Explorador, onde a grande recordação são as Construções feitas, para além da limpeza de campo (onde nos deparámos à chegada, cheio de silvas!), o raid de 24h, com dormida no parque de merendas, o adormecer e acordar com as cartas na mão (como disse o Alentejano)... enfim. Muitas histórias a contar...
Nos caminheiros foi um tanto ou quanto diferente mas igualmente espectacular! O convívio reinou, a amizade entre todos, o grande raid de quase 50km's(!), outro mar de recordações que o Choupal traz...
Agora o próximo será, novamente, diferente, com uma secção, esperemos...
Espero que seja uma actividade em cheio para todos, inesquecível, ainda para mais com todas as secções presentes, o que é de louvar no nosso Agrupamento!
1067 4ever!
té...
Eu fui às anteriores Jambeiras como lobita com o agrupamento de Coselhas e adorei. Estou ansiosa por este, viver novas aventuras, conhecer pessoas novas..., mas principalmente por saber que vou sair de lá com mais alguns conhecimentos.
Ass: Maria Inês
Enviar um comentário