sábado, 26 de setembro de 2009

IV SECÇÃO (Actividades)


Outubro-Dezembro: Dimensão "CAMINHO"



Do Chefe de Clã, Gonçalo Costa, chega mais uma mensagem direccionada aos caminheiros, mas que damos a conhecer a toda a comunidade, relativa às linhas orientadoras do trabalho da secção para este ano escutista. Leram o post anterior? É tempo de avançar, a IV já mexe!

"Caros Caminheiros!

Estamos a poucos dias de iniciar o nosso caminho pelo novo ano escutista. Iniciamos cheios de novidades, também cheios de objectivos, sonhos e ambições. É meu e suponho que também vosso objectivo fazer desta motivação um alicerce para um ano de trabalho conjunto. Meter-se a caminho é uma proposta que deixo a cada um de vós. Sem medos, sem hesitações... Apenas com a coragem de quem quer ir, quem não tem receio de nenhum obstáculo... «Homens, sede homens» (Paulo VI).

O primeiro trimestre é dedicado à dimensão «CAMINHO». Pela Metodologia Educativa da IV Secção: "«O Caminho» evoca o ritual da viagem iniciática que assinalava, em diferentes sociedades, a passagem da adolescência à idade adulta. No Caminheirismo, o jovem é desafiado a escolher um itinerário de decoberta e de acção que o leve a tornar-se artesão de Mundo Novo. O Caminho simboliza assim a abertura, a largueza de vistas, a capacidade de aceitar a mudança e de viver a própria mudança. Mas o caminho, a estrada, é também um espaço de vida despojada, de rejeição do supérfulo, de atenção ao essencial. Graças a isto, tal como os peregrinos, o caminho dos Caminheiros é testemunho de vida Cristã. Finalmente o caminho, a estrada, é um lugar de preserverança, de experiência de uma lenta e paciente construção de si mesmo, de aprendizagem da capaciade de se comprometer para além do imediato, de ir até ao fim do compromisso."

A jornada começa se nos metermos à estrada. Não é apenas um acampamento onde se forma outra estabilidade, diferente daquela doméstica, mas sempre sólida e segura: é meter-se a caminho para em cada dia vencer uma nova meta sem nunca se destabilizar.

Há uma intuição, um desejo, um sonho; há aquele fascínio do desconhecido que atravessa o nosso coração e o seduz; há aquela atracção que vem de longe e vence as nossas relutâncias. Há uma sintonia misteriosa que conduz rumo a diversas realidades e aparentemente contrastantes com a nossa comodidade e o nosso bem-estar e nos faz superar a última resistência.

O chamamento para o «CAMINHO» vem de mais longe e de mais profundo: é o chamamento que soa dentro de nós, é uma voz diferente daquela que caracteiza o nosso espírito e que facilmente consegue distinguir-se. É no fundo a voz de DEUS, é aquela estrela que misteriosamente brilhou no Oriente e que fez com que os sábios viessem a Jerusalém: "Vimos a estrela e viemos".

Meter-se a caminho é, então, também uma maneira de verificar a própria fé, para compreender realmente o valor do crer, para tocar com as mãos naquilo que significa «procurar», isto é, saber sem ter visto, sentir a falta de qualquer coisa que comprime e que exige que seja preenchido.

Temos que sair, temos que iniciar o nosso caminho, abandonando o comum, os hábitos, mesmo os mais sagrados e metermo-nos à disposição de Deus, da comunidade, do agrupamento, da verdade inteira, do amor, da alegria que é verdadeiramente o nosso destino.

Precisa-se de uma boa dose de coragem... Estás preparado/a?

O nosso caminho vai começar, mas por sorte há alguém que nos convida, que nos acompanha, que inicia o caminho conosco. É Ele!!!


Forte Canhota,


Gonçalo Moura Costa"

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem... Porque muitos de voces são muito queridos para mim e amizade permite-nos estar lado a lado em muitos momentos gostaria de vos dizer o caminho é para ser feito em grupo...em clã mas ao mesmo tempo cada um deve ter o seu espaço para crescer... para se assumir... Muitas são as coisas que temos de por de lado para se ser Homem Novo...

A parte espiritual no caminho funciona como um motor e o que queria passar a todos vós é que neste sentido temos de ter o JC (Jesus Cristo) como um de nós, ou seja, um jovem com quem facilmente comunicas, um amigo com quem sabes que podes contar e nunca te vai deixar mal...

Ser Cristão permite-nos experimentar sensações incríveis e únicas... somos pessoas mais felizes, mais fortes, mais sguras de si... Quantos de vocês nuca sentiu aquela brisa fresquinha durante um ride que está a ser duro??? Será por acaso esa brisa? Não tenham medo de assumir queacreditam ou melhor que têm fé!

ás vezes é necessário parar e pensar se damos conta de todos os mimos que ele põe no nosso caminho?

Boa Caça

Catarina Sousa

Anónimo disse...

Sinto que ainda vos quero dizer muito mais ... (deixei apenas umas ideias soltas que me foram sugindo)

Catarina Sousa

Gonçalo disse...

Fantásticas as palavras da Catarina… este caminho que vamos iniciar juntos, só é possível porque somos convocados e temos um amigo que nos acompanha. Esse amigo tão especial é JC… essa pessoa encantadora, que esta presente na vida de cada um de nós. Se calhar alguns não acreditam ou não o encontram… por isso é tão importante o testemunho a possibilidade de concretizar o encontro com Ele… Levantar os olhos e ver claramente o rosto, o toque, a presente de Jesus Cristo…

E já estamos mesmo quase na hora de começar o caminho. Estas preparado/a? Foi a pregunta que coloquei… não obtive respostas… mas quero acreditar que estão todos/as preparados/as para percorrer esta nova estrada.

A IV já mexe… depende de todos nós que continue a mexer…

Bom acampamento para todos… o 1067 vai recomeçar…

Forte Canhota,
Gonçalo Moura Costa

Semmedo disse...

Vá Catarina... na 2ª parte do teu comentário querias dizer que adoras o Mário, ups, o 1067 e que a STAP está muitos furos abaixo... Eheh...
Brincadeira...
Na verdade, acredito no sucesso para este ano do Clã. Vai ser diferente em muitos aspectos, a começar pelo bom número de elementos o que leva a constituir duas equipas e a acabar num Chefe a tempo inteiro, na medida em que o Clã terá um Chefe que tem em mente bons projectos, esperando grande resposta das duas equipas.

1067 4ever!
té...

Gonçalo disse...

Vocês CAMINHEIROS/AS, NOVIÇOS... são grandes, grandes... IMENSOS!!!

Vamos guardar para sempre o tesouro que trouxemos de Penela...

Inventamos um novo caminho, JUNTOS!!!

Surpreendemo-nos e espantamo-nos ,JUNTOS!!!

Fomos até ao fundo, JUNTOS!!!

Levamos o essencial do acampamento, JUNTOS!!!

A IV MEXE E CONTINUARÁ A MEXER CONTIGO!!!

O novo caminho ainda agora começou..JUNTOS FAZEMOS MAIS!

Canhotas para todos...

Gonçalo Moura Cos