sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AGRUPAMENTO/IV SECÇÃO (Actividades)



Acampamento de Abertura


"A IV já mexe e continuará a mexer contigo!". Foram as últimas palavras entregues a cada caminheiro após a avaliação do Acampamento de Abertura. Todo o acampamento girou à volta do tema "Descobrir". E descobrir o quê? Essencialmente descobrir o nosso verdadeiro "Eu", o "Eu" de todos nós, o "Eu" do grupo.

Assim sendo, o acampamento começou com a primeira actividade: "Descobrir... Caminhando", um raid de 22 quilómetros, onde fomos aprofundando o sentido do caminho, a relação com os outros. À noite, na actividade "Descobrir... Reflectindo", partilhámos as quatro ideias chave da caminhada: inventar a estrada, o espanto e surpresa, a capacidade de vencer as adversidades e ir até ao fundo e o essencial, aquilo que cada um quer levar na mochila, tirando o acessório e o supérfulo.

A manhã de domingo contou com a actividade "Descobrir... Dando aos outros", o Clã deu mais sentido à palavra «Servir», dando o seu trabalho à população que os recebeu. Tentando "deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrou", passou a manhã de domingo a limpar a Escola Primária das Serradas da Freixiosa. A seguir foi a altura de mais um raid, para Penela (7 quilómetros), depois preparação do Fogo de Conselho, Vigília da Promessa, jantar, Eucaristia e Fogo de Conselho. Para fechar a noite de domingo, juntámo-nos em Clã e realizámos o primeiro Conselho de Clã, onde existiu um momento de partilha, junto à Cruz de Cristo.

Na segunda-feira, a actividade "Descobrir... Partilhando" foi realizada na Pedra Ferida - Espinhal, onde existiu um culminar do conhecimento, ou seja, cada caminheiro foi convidado a falar do outro. À tarde, terminámos o acampamento com a actividade "Descobrir... Um novo rumo", depois de nos conhecermos melhor, de sabermos os nossos objectivos, de discutirmos sobre eles, de nos apercebermos dos nossos erros e fracassos, estamos mais sólidos e preparados para um novo rumo.

Nas palavras da caminheira Tânia - Equipa Afonso Henriques - aqui ficam os traços gerais da actividade:

"Este acampamento foi, pelo menos para a IV, um acampamento cheio de emoções fortes, altos e baixos, grandes feitos e grandes erros. Tendo como tema "Descobrir", foi marcado por nos conhecermos melhor uns aos outros e, acho que não erro quando digo, nós próprios.

Foi-nos pedido que fôssemos abertos aos outros, que reflectíssemos, que falássemos, que partilhássemos. E foi o que fizémos, saindo um grupo (quando falo em grupo incluo também a chefia, que foi impecável) muito mais coeso e transmitindo-nos a sensação que foi aqui que conhecemos pessoas que realmente já conhecíamos há muitos anos.

Há que admitir que nem tudo foi perfeito, alguns erros foram feitos e más decisões foram tomadas. A parte positiva de tudo isto foi que, com estes mesmos erros, aprendemos lições. Aprendemos a admitir que errámos, aprendemos que há atitudes que não devem ser tomadas. Acho que a frase principal será: ESTAMOS A CRESCER! E com todo o grupo, em conjunto com a chefia, tenho a certeza que se prevê um bom futuro!"

Tânia Pedroso

2 comentários:

Gonçalo disse...

Uma actividade simplesmente fantástica... aquilo que se viveu simplesmente não pode ser passado por palavras, os dias em Penela, sentem-se simplesmente...

Acho que iniciamos muito bem esta caminhada. O sábado passado, permitiu ver que trouxemos muitas coisas boas de Penela... agora é esperar que o animo e o entusiasmo inicial consigam perpetuar pelo ano inteiro. Se assim for, estou certo que o Clã 26, terá um ano excelente.

Como partilhou o Mário e a Daniela no ultimo sábado: “o que somos, ainda não aconteceu...”

Bom ano Clã 26... bom ano alcateia, exploradores e pioneiros...

Canhotas,
Gonçalo Moura Costa

Emiliana Palmela disse...

Surpresas...Magia...União... Somos simplesmente Extraordinários!!! Obrigado a todos pelos maravilhosos momentos.
Canhota