quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

IV SECÇÃO (Actividades)


Clã 26 on tour 2009 - Covilhã



Olá a todos neste que é (previsivelmente) o último post do ano 2009!

Certamente que, por isso mesmo, não faria sentido esperar mais tempo para dar conta da forma brilhante como decorreu a Actividade de Natal do Clã 26!

O acantonamento teve lugar entre os dias 20 e 23 do (ainda) presente mês de Dezembro e o local escolhido foi, à semelhança do que havia já acontecido no ano passado, a Serra da Estrela. Se bem se recordam, nessa altura estivémos em S. Romão, no sopé da serra (estivémos é como quem diz que dormimos lá uma noite porque o resto do tempo foi passado pelos montes com mochilas, fogões e frangos às costas). Contudo, desta feita optámos por permanecer uns quantos montes adiante em relação ao ano transacto e elegemos a Covilhã, mais propriamente pelo Centro Escutista do Agrupamento local, a 800 metros de altura, como destino.


A actividade dividia-se basicamente em duas partes, constando os dois primeiros dias de um retiro espiritual e os restantes de actividades de cariz mais físico. Falando concretamente dessa primeira parte, à entrada para este acantonamento, a apreensão dos seis elementos do Clã presentes na actividade era grande, conforme confessaram no último dia, na avaliação (pois, que na altura ninguém disse nada!). Se essa avaliação foi positiva ou negativa é o que vou explicitar de seguida.

Efectivamente, o retiro espiritual veio a revelar-se bastante frutífero e participado por parte de todos os caminheiros, excedendo largamente as expectativas que haviam depositado naquele prolongado tempo de meditação e reflexão, no qual serenidade e silêncio eram palavras de ordem, habitualmente tão pouco sonantes aos ouvidos de jovens a rondar os vinte anos.


Esta foi então uma particularidade da activiade merecedora de destaque! Prolongar-nos e falar de tudo o resto é falar...
...de chegar ao Centro Escutista na tarde de domingo e, imediatamente, começar a nevar...
...de ver o raid para a Torre interrompido a apenas 1300 metros de altura devido ao corte da estrada, originado pelas condições climatéricas, dar meia meia volta e regressar à habitação debaixo de uma chuva torrencial cantando a plenos pulmões o caminho todo...
...de um Conselho de Clã que dura horas, termina de madrugada e a seguir vai tudo ver uma comédia...
...de todos os momentos de convívio, das risadas, das fotos...
...aquelas alturas em que nos ocorre perguntar: "Se eu podia não ser escuteiro? Podia... Mas não era a mesma coisa!"...


4 comentários:

Semmedo disse...

Bem jogado, Clã! Já tive oportunidade de ouvir em primeira mão as vossas testemunhas em relação à Actividade e, também, por aqui vejo que realmente foi uma actividade muito boa. É este o espírito que o Clã deve ter... Força para 2010!

1067 4ever!
té...

Carlos Godinho disse...

Tão lindos... na pose para a foto! Abraço.

Gonçalo disse...

Uma actividade imensamente recheada de coisas boas. Um retiro espiritual, um fim de uma dimensão (caminho). O inicio de um novo ciclo – dimensão comunidade.
4 dias em que sem margem de duvida, foram de intenso crescimento pessoal e em grupo. Vimos todos mais ricos por dentro. Com uma noção mais clara do que cada um tem possibilidade de dar ao grupo.
Os Clã mostrou sem rodeios que consegue sempre ser mais e melhor, consegue ter um empenho verdadeiro, uma dedicação genuína. Os dons e os valores estão contidos nestes escuteiros… saber destacar cada bocado deles, será sempre a missão da equipa de animação e do grupo.
Que a actividade da Covilhã, não fique apenas plasmada neste post e nas fotografias tiradas. Vamos todos fazer dessa actividade, a mudança essencial para vivermos um caminho verdadeiro de Caminheiro/a. “Homens Sede Homens” é o desafio que é deixado. Aqui reside a nossa esperança, o trabalho, a nossa dedicação… O Clã 26 é imenso…
Boas actividades e bom ano para todos os caminheiros.

Canhotas,
Gonçalo Moura Costa

Gonçalo disse...

Hoje faço 1 ano como Dirigente do CNE... Não podia deixar passar este dia sem agradecer ao Clã 26, onde actualmente sou Chefe. Obriagados a todos vocês que me ajudam todos os dias a ser mais e melhor Chefe Escutista.

Para mim o escutismo é algo mais que uma actividade, que uma fraternidade do ar livre. Para mim tornou-se um estilo de vida... tornou-se uma vida.

É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida tão interessante.

Eu estou a viver este sonho, também com vocês...

Canhotas,
Gonçalo Moura Costa